TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

George Stigler

Dissertações: George Stigler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 5

George Joseph Stigler

Nasceu dia 17 de janeiro 1911, em Seattle, Washington, formou-se na Universidade de Washington , em 1931, com um bacharelado e, em seguida, passou um ano na Universidade Northwestern de onde ele obteve seu MBA em 1932. Foi durante seus estudos na Northwestern que Stigler desenvolveu um interesse em economia e decidiu seguir a carreira acadêmica. Ele foi um dos principais líderes da Escola de Economia de Chicago, juntamente com seu amigo Milton Friedman.

Enquanto em Chicago, ele foi muito influenciado por Frank Knight, seu supervisor de dissertação. Friedman, um amigo há mais de 60 anos, comenta sobre como notável uma vez que apenas três ou quatro estudantes já conseguiram completar a sua tese de doutorado sob Cavaleiro em seus 28 anos em Chicago. Jacob Viner e Henry Simons também o influenciaram e, entre os seus alunos, W. Allen Wallis e Milton Friedman.

Stigler é mais conhecido por desenvolver a Teoria Econômica do Regulamento, também conhecido como captura, que diz que os grupos de interesse e outros participantes políticos vão usar os poderes de regulação e coerção do governo para moldar as leis e regulamentos de uma forma que seja benéfica para eles. Esta teoria é um componente da escolha do público campo da economia. Ele também realizou uma extensa pesquisa na história do pensamento econômico.

Ele era conhecido por seu agudo senso de humor, e escreveu uma série de ensaios em paródia. Em seu livro, o intelectual e o mercado, por exemplo, ele propôs a Lei da Demanda e elasticidades da oferta de Stigler, que "todas as curvas de demanda é inelástica e todas as curvas de oferta são inelásticas também.” Os estudos que encontraram muitos bens e serviços a ser referenciado inelástico ao longo prazo, bem como oferecer uma suposta prova teórica, ele acabou por anunciar que seu próximo ensaio demonstraria que o sistema de preços não existe. Outro ensaio, em "Verdade no Ensino", descreveu as consequências de um (ficcional) conjunto de decisões judiciais que mantinham universidades legalmente responsáveis pelas consequências de erros de ensino.

Universidade de Chicago

Devido a uma bolsa de estudos que ele recebeu da Universidade de Chicago, Stigler se matriculou na universidade em 1933 para estudar economia e passou a ganhar o seu Ph.D. em economia pela Universidade de Chicago em 1938. Sua experiência de ensino começou em 1936 no Iowa State College, onde lecionou até 1938. Ele passou grande parte da II Guerra Mundial na Universidade de Columbia, realizando pesquisa matemática e estatística para o Projeto Manhattan. Em seguida, ele passou um ano na Universidade de Brown. Ele serviu na faculdade Columbia 1947-1958.

Contribuição de Stigler

A contribuição mais importante de Stigler a economia foi divulgada em seu artigo marco intitulado "A Economia da Informação". De acordo com Friedman, Stigler "essencialmente criou uma nova área de estudo para os economistas." Neste artigo, Stigler salientou a importância da informação.

Seu artigo 1962 "Informações no Mercado de Trabalho", desenvolvido a teoria da pesquisa do desemprego.

O burocrata, o politico, e o técnico.

George Stigler definia em seus escritos três tipos de funcionário de agências regulatórias: o burocrata; o político e o técnico. O funcionário regulador burocrata é aquele que responde aos carimbos e às normas. Deve-se a ele, por exemplo, parte das falhas de supervisão do sistema financeiro que levaram à necessidade do PROER. O funcionário regulador político, por sua vez, responde aos grupos de interesse que mais próxima e eficientemente se fazem representar junto a ele e/ou junto a sua chefia, seja a chefia direta ou aquela muito superior no grau de hierarquia. Reguladores oriundos de empresas reguladas usualmente enquadram-se nesta categoria. Deve-se ao funcionário regulador político, por exemplo, o injustificável atraso na solução do problema do Banespa. Tal atraso gerou uma grande elevação da necessidade de troca de ativos estaduais por ativos federais, na carteira deste banco. Contabilmente, tal troca não eleva a dívida líquida do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com