TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

George Simmel

Ensaios: George Simmel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

George Simmel nasceu em 1858 em Berlim e faleceu no ano de 1918. Formou-se em psicologia, história, filosofia e italiano, como pensador contemporâneo direto, emerge pensamentos de modo inovador e original analisando filosoficamente os fenômenos sociais. Suas principais obras são: “The Metropolisand Mental Life” e “The Philosophyof Money” livros nos quais trazem consigo um retrato sociológico da consciência da modernidade, uma consciência ciente de si como uma individualidade autônoma.

Em “The Metropolisand Mental Life”,Simmel destaca o pensamento social caracterizado por formas abstratas das quais o dinheiro é a mais importante, deixando assim de possuir um conteúdo fixo. Mostra a forma pela qual a vida na cidade em seu sentido moderno contrasta com a tradição, onde os laços formais substituem os laços afetivos. Sugere que a vida na cidade provoca uma disposição psicológica fundamentalmente nova a atitude conhecida com blasé, resultado do fato da liberdade reversível da tradição a consciência pessoal torna-se imersa no fluxo da cidade, passando a ser transitório(momentâneo), fugitivo(desconfiado) e contingente(temporário), levando à necessidade de filtrar a quantidade considerável do estímulo intelectual e sensorial, por conta da complexidade do viver moderno, tornando-se mesmice (ser mediano).

Em “The Philosophyof Money”, Simmel ressalta o que considerava as características fundamentais do dinheiro e reconhece a emergência da divisão do trabalho e a diferenciação econômica e social que a acompanha, entretanto buscou destacar os efeitos culturais causados a partir do pensamento da “predominância do espírito objetivo sobre o subjetivo” na sociedade moderna. Onde o espírito objetivo é equivalente a objetificar um objeto na vida social, é “liberta-lo” de seu contexto original e “traduzi-lo” em várias formas simbólicas. Para Simmel o dinheiro é equivalente ao valor de troca onde há a redução de qualidade à quantidade, é o princípio geral que destroí a forma específica do objeto, é inteiramente abstrato, visto como forma pura e assim pode ter uma infinidade de conteúdos e por ser algo objetificado (efeito de mediação) é um conhecimentode valor por meio do preço, sendo de certa um estímulo de todos os tipos e propiciando liberdade. Com o desenvolvimento da economia monetária, a condição da mulher mudou, o suporte que Simmel atribuí é propor que as mulheres penetrem a esfera pública em seus próprios termos, habilidades e características específicas como mulheres, sendo assim um suporte inseparável de uma completa realização do projeto da modernidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com