TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de energia

Pesquisas Acadêmicas: Geração de energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

No século XVII, Otto Von Guericke inventou a primeira máquina para produzir eletricidade.

Na segunda metade do século XVIII, Luigi Aloisio Galvani começou a pesquisar sobre a aplicação terapêutica da electricidade. Após dez anos de pesquisa publicou Sobre as forças de eletricidade nos movimentos musculares, onde concluía que os músculos armazenavam electricidade (do mesmo modo que uma garrafa de Leiden) e os nervos conduziam essa eletricidade.

Em 1800, como resultado de uma discórdia profissional sobre a resposta galvânica, defendida por Luigi Galvani (segundo a qual, os metais produziriam eletricidade apenas em contato com tecido animal), Volta desenvolveu a primeira pilha elétrica (comprovando que, para a produção de eletricidade, a presença de tecido animal não era necessária), um predecessor da bateria elétrica. Volta determinou que os melhores pares de metais dissimilares para a produção de eletricidade eram zinco e prata. Inicialmente, Volta experimentou células individuais em série, cada célula sendo um cálice de vinho cheio de salmoura na qual dois electrodos dissimilares foram mergulhados. A pilha elétrica substituiu o cálice com um cartão embebido em salmora. O número de células, e consequentemente, a tensão elétrica que poderiam produzir, estava limitado pela pressão exercida pelas células de cima, que espremiam toda a salmora do cartão da célula de baixo.

Conclui mais tarde que a diferença dos metais era quem causava o fenômeno. Para prosseguir em seus trabalho Volta precisou reformular os conceitos de eletricidade e foi nesse ponto em que ele disse: “ A quantidade de eletricidade que é posta em movimento pelo contato de metais não é pequena; Ela é de fato considerável, mesmo sendo pouco detectada no eletrômetro e facilmente isolada por mais condutores, e basicamente assim estava criada a primeira pilha elétrica pelo cientista italiano Alessandro Volta.

O que é uma pilha?

Uma pilha é um tipo de gerador elétrico cuja energia é obtida através de processos químicos. Dependendo do tipo, a pilha pode ser recarregável ou não. A alcalina, por exemplo, não é recarregável. É formada por 2 elétrodos (um cátodo e um ânodo) em que a corrente eletrica vai do cátodo (+) pra o ânodo (-). A primeira pilha elétrica foi criada em 1800 pelo cientista italiano Alessandro Volta. Existem três tipos de pilhas, as comuns, as alcalinas e as recarregáveis.

COMO FUNCIONA UMA PILHA

Usadas em uma infinidade de aparelhos elétricos e eletrônicos as pilhas e baterias consistem numa importante forma de fonte de energia. As pilhas consistem em fontes químicas de energia elétrica, ou seja, dispositivos que convertem energia liberada numa reação química em energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com