TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de resíduos

Artigo: Gerenciamento de resíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Artigo  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Destinação dos Resíduos

Na maioria dos municípios brasileiros, a problemática do gerenciamento dos resíduos sólidos consiste na ausência de gerenciamento integrado, ocasionando uma destinação final inadequada, o que gera impactos negativos ao meio ambiente e a toda a sociedade.

Por exemplo, o crescente consumo de água de coco no país gerou um volumoso problema para os grandes centros urbanos, sobrecarregando os aterros sanitários. Cerca de 70% do lixo das praias brasileiras são compostos de cascas de coco verde. Mas o aproveitamento desse resíduo é uma realidade, não só em atividades agrícolas, como pela construção civil e pela indústria, como a automobilística. Por isso a destinação correta dos resíduos é muito importante para evitarmos a poluição dos rios e do solo, assim como problemas de saúde nas pessoas. Os tão utilizados lixões são completamente errados, eles são locais onde o lixo é simplesmente jogado sem o menor cuidado com o meio ambiente, onde adultos e até crianças entram livremente, se arriscando a contrair uma série de doenças, para catar resíduos que possam ser reciclados. Alguns Estados estão tomando providências para que seus municípios se adequem, encontrando outras formas de destinação para os resíduos, como:

Aterro Controlado, é um local onde os resíduos são descartados diretamente no solo (sem nenhuma impermeabilização), porém recebe um certo controle para minimizar seus impactos. A diferença entre estes e os lixões é que eles são cercados para impedir a entrada de pessoas e podem apresentar algum tipo de controle para evitar a poluição, como monitoramento do lençol freático.

Aterro Sanitário é local onde se destinam os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal, mas ele também pode receber alguns resíduos industriais não perigosos, podendo ser chamado também de Aterro Classe II. O solo do local onde será despejado o resíduo deve ser impermeabilizado e são implantadas canaletas para coletas do chorume que será enviado para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Também é feito o monitoramento do lençol freático e das emissões atmosféricas, podendo haver a captação dos gases gerados no aterro para geração de energia.

Aterro Industrial é local com o mesmo esquema básico do aterro sanitário, porém para cá são enviados os resíduos provenientes das indústrias.

Mas há muito a ser feito, para isso felizmente podemos dar um melhor destino ao lixo que produzimos sem que esse afete negativamente o meio ambiente usando o processo da reciclagem. Para isso basta termos um pouco de conhecimento em reciclagem, disposição e boa vontade. O reaproveitamento dos resíduos sólidos diminuirá a quantidade de lixo que vão para esses aterros e também poupará a necessidade de retirar da natureza à matéria-prima. Existem técnicas para o reaproveitamento de recursos sólidos como os plásticos, papéis e papelões, vidros, alumínios e outros.

Para a reciclagem de plásticos: Começa pela separação manual de todo o material, depois de separado é moído e diluído sob uma grande agitação. Desde processo gerará uma massa. Essa massa será separada, seca e aglutinada depois, ela vai para uma máquina que efetua a extrusão, dando formato ao objeto que se deseja. Exemplo: mangueira, solas de sapato.

Reciclagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com