TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência de Projetos Lista de Exercicios

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

          TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

                               Campus - Uberaba MG

Gerência de Projetos

[pic 1]     

LISTA DE EXERCÍCIOS 5

1.   É  absolutamente  essencial  que  os  membros  de  um  grupo  da  empresa  se comuniquem de maneira eficaz com outros membros do grupo ou mesmo membros de outros projetos. Um fator positivo para a eficiência e eficácia dessas comunicações

a.   é a utilização de um método unificado de comunicação.

b.   é  o  tamanho  do  grupo,  principalmente  os  que  incluam  gerentes  e engenheiros experientes.

c.   são os grupos estruturados formalmente e divididos em níveis hierárquicos. d.   são os grupos formados por pessoas de personalidades semelhantes.

e.   é a comunicação bidirecional entre membros do grupo.

2.   Explique os processos de gerenciamento da qualidade do projeto.

Planejar a Qualidade - você cria um plano para ajudar a guiá-lo.

Realizar o Controle de Qualidade -  é o processo do grupo de Monitoramento e Controle, em que você observa cada entrega e a inspeciona procurando por defeitos.

 Realizar a Garantia da Qualidade - é quando você dá um passo atrás e pensa em quão bem seu projeto se encaixa nas diretrizes e padrões de qualidade da sua empresa.

3.   Quais os processos que compõem o Gerenciamento de Qualidade?

Planejar a Qualidade;

Realizar o Controle de Qualidade;

Realizar a Garantia da Qualidade;

4. Descreva os objetivos dos processos: planejamento da qualidade, controle de qualidade  e  garantia  da  qualidade  aplicados  na  área  de  gerenciamento  da qualidade do PMBOK.

        Planejamento da Qualidade - Se concentra em reunir toda a informação disponível no início do projeto e determinar como se pode medir a qualidade e prevenir defeitos.

        

        Controle de Qualidade - O objetivo do controle da qualidade é a melhoria da manutenção da qualidade.

        Garantia  da  Qualidade - Tenta determinar se pode encontrar formas de melhorar seu processo. Se  descobrir melhorias, recomenda mudanças para o processo e para o plano do projeto.

5.   Quais são os processos envolvidos no gerenciamento de riscos do projeto?

Planejar o Gerenciamento dos Riscos;

Identificar os Riscos;

Realizar a Análise Qualitativa;

Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos;

Planejar as Respostas aos Riscos;

Monitorar e Controlar os Riscos;

6.   Quais os processos do Gerenciamento de Recursos Humanos?

Desenvolver o Plano de Recursos Humanos;

Mobilizar a Equipe do Projeto;

Desenvolver a sua equipe do projeto;

Gerenciar a Equipe do Projeto;

7.   Quais as formas de resolver um conflito? Explique cada uma.

        

Através de pelo menos 6 medidas:

  1. Confronto – ou solução de problemas – é a forma mais eficaz de resolver um conflito. Quando você confronta a causa de um conflito de frente e trabalha com todos para encontrar uma solução que efetivamente corrija a causa pela qual o problema ocorreu.
  2. Negociação, quando duas pessoas negociam, isso significa que cada uma delas desiste de algo. É uma solução do tipo “perde-perde”.
  3. Colaboração, significa trabalhar com outras pessoas para garantir que seus pontos de vista e perspectivas sejam levados em consideração.
  4. Acomodação, quando deprecia um problema e tenta fazer com que ele não pareça assim tão grave. É uma solução temporária, mas, algumas vezes é necessário para manter os ânimos calmos.        
  5. Imposição, significa bater o martelo e tomar uma decisão.
  6. Retirada, não faz muito bem para ninguém. É quando alguém fica tão frustrado, nervoso ou descontente que simplesmente desiste de discutir

        

8. Quais as habilidades interpessoais podem fazer diferença em uma equipe? Dentre elas identifique qual que mais se adequa a você e explique o por que.

  • Liderança é dar a equipe um objetivo a ser atingido e ajudá-la a enxergar o valor  do trabalho que ela está executando.
  • Desenvolvimento da equipe envolve ajudar os membros de sua equipe para que eles aprendam a depender uns dos outros e também confiar uns nos outros.
  • Motivação demonstra à sua equipe o valor que o projeto tem para ela. A motivação inclui garantir que as pessoas sejam recompensadas, tanto material quanto financeiramente, pelo seu trabalho.
  • Comunicação é uma preocupação constante. Cada membro deve sentir que você está sendo aberto e honesto sobre o que motiva cada decisão tomada.
  • Influências representam o uso de sua relação com as pessoas de sua equipe para fazer com que elas cooperem tomando boas decisões para o projeto.
  • Conhecimento Político e Cultural significa conhecer as pessoas de sua equipe e compreender suas experiências.
  • Processo Decisório é o modo como você lida com as questões que surgem ao trabalhar em seu projeto. Existem algumas técnicas básicas para tomar decisões: Comando, Consulta,  Consenso e Negociação.

A comunicação, pois é vital para o bom funcionamento da equipe ser claro e especifico ao lidar com prazos, estimativas e recursos de um projeto.

9.   Qual o objetivo da Análise Qualitativa de Riscos?

Tem como objetivo analisar numericamente a probabilidade de cada risco e de  sua respectiva conseqüência nos objetivos do projeto, assim como a extensão do risco geral do projeto.

10. Qual o objetivo do gerenciamento de comunicações?

Tem como objetivo empregar os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com