TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Armazenagem

Monografias: Gestao Da Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

4. ETAPA 3

GESTÃO DA ARMAZENAGEM

3.1 O Processo de Gestão de Armazenagem

A armazenagem de materiais ou produtos nada mais é do que um conjunto de atividades que envolvem a conservação de matérias primas e produtos acabados, recepção das mercadorias, descarregamento, carregamento, conferência, endereçamento e estocagem. Esses procedimentos podem ocorrer em diversas áreas de uma empresa grande ou pequena. A armazenagem pode ser em locais específicos, dependendo do tipo, tamanho, peso. Alguns exemplos são produtos perecíveis que necessitam de locais resfriados para manter sua qualidade e também para não estragarem, no caso de produtos químicos devem ser armazenados em lugares específicos porque dependendo dos produtos devem ser armazenados em lugares abertos e outros devem ser armazenados em lugares fechados e dependendo dos produtos devem ficar isolados só sendo manuseados na hora do transporte. Há diversos tipos de armazenagem e equipamentos, um desses tipos mais conhecidos são em prateleiras porta palhetes onde mercadorias ficam armazenadas em cima de pallets e estocada sem prateleiras e com o nome referência do produto. Hoje em dia com a globalização de tudo e todos, os processos e procedimentos de armazenagem ficaram mais automatizados. Imagine um armazém onde se armazena desde uma agulha até um carro de luxo, o tempo de procura é o grande gargalo. Mesmo que a armazenagem seja feita de forma correta o tempo perdido é dinheiro jogado fora. Então algumas empresas usam pallets rastreados pelo

sistema de posicionamento global “GPS”, com

isso o tempo de procura é menor e tem lugares onde a armazenagem e a localização é feita por robôs e leitores infravermelhos. A Indusmack realiza esses procedimentos de descarregamento, conferência e estocagem da matéria prima e depois nos produtos acabados. O procedimento funciona assim: a linha de produção necessita de matéria prima então solicita ao almoxarifado, que pega o pedido da linha de produção e localiza o pedido no estoque. Conforme a produção vai fazendo os produtos acabados eles passam pelo setor de qualidade que analisam se tudo está no padrão de qualidade da empresa, então são liberados para a estocagem de produtos acabados. Existem produtos que passam pelo setor de avaliação da qualidade e depois vão para a estocagem de produtos semiacabados.

A Indusmack procura armazenar o menos possível de produtos acabados para não comprometer sua linha de produção e seu estoque de matéria prima é sempre regulado comum nível de segurança razoável para que não haja dinheiro parado em estoque.

3.2

Conteinerização de Carga

A Conteinerização é um sistema intermodal de transporte de carga que revolucionou o sistema de transporte nacional e internacional, podendo ser transportado qualquer tipo de carga, pois existem diversos modelos e tamanhos de contêiner são padronizado pelo ISO.O procedimento utilizado para carregar um contêiner é a estufagem onde se colocam cargas soltas e sobre pallets, ou em qualquer tipo de equipamento próprios para transporte, e o descarregamento é chamado de desova. Na Indusmack esse procedimento de expedição de carga por contêiner não é utilizado, pois os clientes compram os produtos em quantidade que pode ser realizador pelos métodos tradicionais.

3.3 Procedimentos para recebimento e entrega

Normalmente os procedimentos de recebimento e entrega variam de acordo com as organizações. Existem diversos equipamentos usados para realizar o recebimento, mas o que foi mais importante para esse procedimento é os software que ao passar dos anos foram ajudando os operadores logísticos. Nas ultimas décadas com o grande aumento de distribuição de carga o recebimento de cargas foi o grande assunto de todos, pois com o grande volume o gargalo é inevitável, foi daí que muitas idéias boas foram aparecendo e modificando o cenário da logística. Na Indusmack o recebimento e entrega de cargas é feito de acordo com a demanda de pedidos. O recebimento de matéria prima é feita uma vez por mês, pois a matéria prima usada é importada e o pedido de compra é automático somente sendo ajustada a quantidade pedida. E a entrega é feita por uma empresa terceirizada de transporte, mas o processo de embalagem, conferência e expedição é todo da empresa.

5. ETAPA 4

PLANEJAMENTO DE ARMAZENAGEM

5.1 Sistemas de Gerenciamento de Armazenagem.

A logística existe desde os tempos onde se começou a produzir mais do que necessitava e comisso surgiu as necessidades de armazenamento e transporte. A logística moderna visa reduzir o tempo de intervalo entre produção e cliente final agilizando processos que são divididas entre primaria e de apoio: Primaria: são os transportes, manutenção de estoques e processo de pedidos. Apoio: Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, manutenção de informação, etc. Portanto a logística visa sempre buscar o lucro por meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com