TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Estoque De Materiais Na Contrução Civil

Por:   •  17/1/2015  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Para demonstração de tal importância da logística e da construção civil na economia do país, será demonstrado os principais processos logísticos na área de almoxarifado focando em específicos materiais de acabamentos de uma empresa de construção civil.

Ao estudar a gestão do estoque materiais de acabamento nesta empresa, poderemos conhecer como são realizados os processos logísticos de almoxarifado neste setor. Os principais processos logísticos de almoxarifado desta empresa serão estudados fim de entender a importância qualitativa e quantitativa que cada um representa dentro do desta empresa e no setor da Construção Civil.

Palavras-chave: Logística, Estoque, Logística Reversa

1. INTRODUÇÃO

Num universo cada vez mais competitivo, para atender as exigências oriundas da globalização e obter sucesso, as empresas precisam ser eficientes, auto sustentável e garantir a melhoria contínua de seus processos e serviços. A logística, nesse contexto, deixa de ser apenas interna e assume uma função global, capaz de desenvolver melhores produtos e níveis de serviço, além de permitir reduções de custos e agregação de valor.

1.1 Delimitação de tema

O setor de construção civil afeta a economia brasileira e vem crescendo de forma acelerada. Os processos logísticos utilizados na gestão de estoques de material de acabamentos e ações principais como o de Recebimento, Expedição e Logística Reversa, serão de grande importância para conhecermos de que forma ele tem agregado valor nos resultados finais do setor da construção civil na busca pela eficiência competitiva.

1.2 Objetivos

Como objetivo geral esse artigo busca conhecer os principais processos logísticos de materiais de acabamento na construção civil. Já como objetivos específicos busca descrever as ações de recebimento, acondicionamento e expedição de materiais de acabamento na Construção Civil e a pesquisa sobre a aplicabilidade da logística reversa nesses processos.

1.3 Justificativa

É impossível negar a grande importância econômica e social da indústria da construção civil no cenário da economia brasileira. A atividade construtora é constantemente citada como Base de sustentação do sistema econômico nacional.

Nos dias atuais muito também tem se falado, estudado e investido na importância da Logística no âmbito das empresas, e na construção civil também não é diferente.

Os processos e procedimentos operacionais dentro do setor de construção Civil, como suprimento e abastecimento de materiais, insumos e serviços, a armazenagem, a otimização de recursos humanos, movimentações físicas e informações pertinentes ao processo produtivo, devem ser tratadas de forma que se torne um fator de grande potencialidade na melhoria da produtividade, na redução de custos, e excelência no nível de serviço ao cliente final.

Para demonstração e/ou exemplificação de tal importância da logística e da construção civil na economia do país, será demonstrado os principais processos logísticos na área de almoxarifado focando em específicos materiais de acabamentos de uma empresa de construção civil.

Os principais processos logísticos de almoxarifado desta empresa serão estudados fim de entender a importância qualitativa e quantitativa que cada um representa dentro do desta empresa e no setor da Construção Civil. Ao analisar os processos de Recebimento e acondicionamento, a Logística reversa e o processo de expedição dos materiais de acabamento, estaremos identificando como estes processos são desenvolvidos, realizados e monitorados. Com base nessa justificativa a pergunta deste artigo é: Como são desenvolvidos aplicados e os principais processos logísticos para materiais de acabamentos no âmbito de uma empresa de construção civil e quais as expectativas e resultados alcançados?

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Metodologia

Trata-se de uma demonstração, que será elaborado através do acompanhamento de relatos e estudos de antes, durante e após desenvolvimento e aplicação dos processos de recebimento, expedição e logística reversa aplicada no almoxarifado de uma empresa de construção civil. Para a elaboração deste artigo serão realizadas pesquisas bibliográficas qualitativas, utilizando obras literárias, internet e revistas cientificas.

A pesquisa qualitativa, no entendimento de Lakatos e Marconi (2000) pressupõe a correlação entre “características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com