TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Materiais

Exames: Gestao De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................. 4

2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 5

2.1 Gestão de Materiais , contratos , terceirização e licitação ............................... 5

2.1.1 Tipos de licitação previstos na lei .................................................................... 5

2.1.2 Processo de armazenamento e distribuição de materiais ............................... 6

2.1.3 Estoque Mínimo .............................................................................................. 7

2.1.4 Análise de fornecedores .................................................................................. 7

2.2 Legislação e Direito Hospitalar ......................................................................... 8

2.3 Sistema de Informação ...................................................................................... 9

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 11

4 BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................... 12

1. INTRODUÇÃO O trabalho inicia-se verificando quais são os tipos de licitações previstas na legislação e analises criticas da lei 8666/93 .Logo após abordarei os princípios de materiais aplicados a unidades que ofertam serviços de saúde , alguns conceitos básicos à administração de materiais em relação ao armazenamento , distribuição e tipos de estoques .A saúde conhecida como direito social previsto na Constituição Federal no artigo 6 , também abordarei o valor da gestão de informação dentro de uma instituição.

2.1 Gestão de Materiais , Contratos , Terceirização e Licitação

2.1.1 Tipos de licitação previstos na lei

O exagero nos procedimentos burocráticos da lei 8.666/93 surtiu efeitos contrários àqueles idealizados por quem a compôs , no sentido de ‘’ diminuir a corrupção no bojo dos procedimentos licitatórios , por meio da redução da discrionariedade do administrador e da ampliação do mecanismo de controle. ‘’Observa-se três consequências indesejáveis trazidas por estes procedimento licitatório burocrático :

O estado acaba pagando preços superiores ao de mercado tendo em vista que os licitantes embutem o custo de participar desta procedimentalização permeada por exigências , cada vez mais complexas e detalhistas , sendo , muitas vezes , restritiva da competitividade , oque gerou um incremento nos custos de transações nas contratações com o poder publico.

A morosidade tem sido a tônica desses procedimentos , na medida e que são intermináveis as contendas entre os licitantes tanto em sede administrativa , como no âmbito do poder judiciário , principalmente nas fases de habilitação e julgamento .

Toda essa lógica do processo pelo processo , considerando o procedimento licitatório como um fim em si mesmo , contribuiu para a onerosidade de todo o procedimento , acarretando contratações antieconômicas para o estado .

O legislador preocupou-se em atualizar parâmetros normativos da lei 8.666/93. Para isso outras normas foram criadas , de modo a cumprir lacunas e deficiências deixadas pela lei 8.666 .

A lei 12.462/2011 surge como novo instrumento de aprimoramento do processo Licitatório , instituindo o Regime Diferenciado de Contratações Públicas , que contém regras inovadoras ao seu contexto porém previstas em legislação especiais , de forma a ‘’ desburocratizar o processo de contratação pública e reduzir custos de sua realização. ‘’

2.1.2 Processo de armazenamento e distribuição de materiais

As palavras que resolvem boa parte dos problemas de armazenamento de materiais em unidades de saúde é o bom senso combinado com técnicas de armazenamento . Alguns critérios que podem ajudar :

a) Rotatividade do item estocado : se for requisitado com muita frequência é conveniente que fique armazenado mais próximo a recepção .

b) Volume : para os materiais volumosos, melhor que fique em áreas amplas e de fácil acesso , Os materiais menores podem ficar em prateleiras com escaninhos indexados . O armazenamento pode ser por ordem alfabética combinado com formas de apresentação (comprimidos injetáveis ).

c) Ordem de entrada/saída :usar o conceito do primeiro a entrar ser o primeiro a sair , fisicamente . Itens com prazos de validade menor devem ser os primeiros na fila de saída das prateleiras.

d) Similaridade : grupos de materiais semelhantes podem ser armazenados em espaços afins como área de sondas , de descartáveis , de filmes de raio x. Na farmácia podemos ter área de injetáveis de comprimidos , soluções e outras .

e) Valor : itens de alto valor de pequenos ficam mais bem estocados próximo dos olhos da chefia da unidade .

De forma geral , as condições de iluminação , temperatura e umidade são de controle indispensável por ambiente e por tipo de material .

O processo de distribuição inicia com a apresentação pelo setor que necessita do material de uma requisição podendo ser em papel ou em meio eletrônico . O importante é a perfeita identificação do documento para fins de encaminhamento e de recuperação da informação . A requisição deve conter a especificação do setor requisitante , pessoa responsável , itens solicitados , quantidades solicitadas e quantidade entregue , data , assinatura ou senha registrada .

2.1.3 Estoque Mínimo

O estoque mínimo ou de segurança é a quantidade que deve existir em estoque para cobrir eventuais falhas de ressuprimento ou aumento repentino da demanda . O gerenciamento de estoque envolve considerar um grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com