TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao E Produçao Logistica

Monografias: Gestao E Produçao Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  7.386 Palavras (30 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 30

Unidade 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A figura abaixo mostra o layout de uma indústria, onde um produto X é montado a partir de uma peça A, produzida na linha 1 por 3 máquinas, de uma peça B, produzida por um centro P e por uma peça C, produzida na linha 2 por 2 máquinas. As peças A, B e C são levadas até a montagem M, onde é montado o produto X. Os tempos são dados em minutos.

Supondo que nesta empresa trabalham-se 200 horas úteis por mês, a capacidade de produção de X (peças/hora), o processo gargalo e a eficiência do sistema quando a empresa produz 750 produtos X por mês serão respectivamente:

Resposta Selecionada: a.

4; M; 93,75%.

Resposta Correta: a.

4; M; 93,75%.

Feedback da resposta: A produção de peça A demanda 4,0 minutos (1,3 + 1,5 + 1,2), da peça B 6,0 minutos e da peça C 3,6 minutos (2,0 + 1,6). A montagem, como indicado na figura, demora 9,0 minutos. Portanto, o tempo total de fabricação de X será de 15 minutos (6,0 + 9,0). A capacidade de produção será de 60/15 = 4 produtos X por hora; o processo gargalo é a montagem M que apresenta o maior tempo por peça e em um mês poderiam ser produzidos 4 x 200 = 800 produtos X e a eficiência para uma produção de 750 produtos X será: E = 750/800 = 93,75%.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

No layout em linha, é a sequência das operações que define o posicionamento das máquinas ou dos postos de trabalho, sem caminhos alternativos, uma vez que o material percorre um caminho previamente determinado pelo processo de fabricação.

I. Este tipo de layout é Ideal para grandes volumes de produção,

II. Apresenta pouca diversificação, embora as quantidades produzidas possam ser variáveis conforme a demanda;

III. Necessita de alto investimento em máquinas e equipamentos, porque o produto não pode voltar na linha, caso uma operação precise ser realizadas varias vezes.

Resposta Selecionada: c.

As afirmações (I) e (III) estão corretas e a (II) incorreta.

Resposta Correta: c.

As afirmações (I) e (III) estão corretas e a (II) incorreta.

Feedback da resposta: As afirmações (I) e (III) estão corretas e a (II) incorreta, porque para um layout em linha ser eficiente deve-se trabalhar com um grande volume de produção e com quantidades constantes, senão não justificaria o alto investimento.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Para a localidade A, uma empresa irá apresentar um custo fixo de $50.000,00 e um custo variável por unidade produzida de $20,00. Já para outra localidade B, esta mesma empresa terá um custo fixo de $90.000,00 e um custo variável de $10,00. Com base no modelo do ponto de equilíbrio, esta empresa deverá escolher a localidade B quando o volume de produção for:

Resposta Selecionada: c.

Maior que 4000 unidades.

Resposta Correta: c.

Maior que 4000 unidades.

Feedback da resposta: O custo total (CT) é dado por: CT = CF + (CV x Q), onde CF é o custo fixo, CV o custo variável e Q a quantidade produzida. Como o CTA = CTB (ponto de equilíbrio) teremos: 50000 + (20xQ) = 90000 + (10xQ). Resolvendo, Q = 4000 unidades. Dessa forma, até 4000 unidades, a localidade A apresentará os menores custos totais. Para quantidades maiores de produção será melhor escolher a localidade B.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Os modelos matemáticos que auxiliam na melhor localização das empresas industriais, levam em consideração diversos fatores, ou dados de entrada, tais como: a origem das matérias-primas, o destino dos produtos acabados, os custos fixos e variáveis incorridos na produção, as distâncias entre cidades e o custo do frete.

É correto afirmar que:

Resposta Selecionada: c.

O modelo do ponto de equilíbrio é utilizado para a tomada de decisão sobre a localização ideal da empresa, quando há mais de uma opção a escolher.

Resposta Correta: c.

O modelo do ponto de equilíbrio é utilizado para a tomada de decisão sobre a localização ideal da empresa, quando há mais de uma opção a escolher.

Feedback da resposta: O modelo do ponto de equilíbrio é muito utilizado para a tomada de decisão sobre a localização ideal da empresa, quando há mais de uma opção a escolher. Determina-se o custo total de cada localidade previamente analisada, sendo escolhida aquela que apresentar o menor custo total.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Para que a implantação da nova empresa permita sua operação por um longo período de tempo, deve ser realizado um detalhado estudo da demanda futura, uma vez que a projeção da demanda, esperada para os próximos anos, fornece uma estimativa das necessidades da nova fábrica. De uma maneira geral, além da demanda, existem inúmeros fatores que irão influenciar na localização de uma empresa e nem sempre todos eles serão importantes em todos os casos, uma vez que a localização é um problema específico de cada empresa.

I. As atividades industriais são fortemente orientadas para o local onde estão os recursos de matéria-prima, água, energia elétrica e mão de obra.

II. As atividades de serviço são orientadas para fatores como proximidade do mercado, facilidade de acesso e localização dos competidores.

III. Para auxiliar na determinação da melhor localização de empresas industriais, existem alguns modelos matemáticos que levam em conta a variável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com