TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Logística

Trabalho Universitário: Gestão E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Consórcios de Exportação

Pequenas e médias empresas brasileiras (MPE´s), geralmente do mesmo setor, estão se unindo para formarem consórcios de exportação, uma vez que sozinhas, não possuem estrutura para exportarem seus produtos e acabam visando somente o mercado interno.

Tal união traz benefícios, como por exemplo, divisão de custos, e aumentam a competitividade.

Neste estudo de caso, vamos analisar a importância do gerente do consórcio nessa união, já que o mesmo, tem papel fundamental e estratégico. Sua função vai além no gerenciamento burocrático da operação, tendo que manter sempre a união das empresas e seus objetivos em comum.

⁃“De acordo com Rocha (1987),Entende-se que o consórcio é uma associação de empresas independentes, sem fins lucrativos, que desenvolvem em conjunto atividades de exportação obtendo diversas vantagens. É uma aliança voluntária de empresas para facilitar a exportação através de ações conjuntas.”

Sendo assim, os consórcios podem ser classificados de acordo com seus produtos, finalidade (com relação aos membros) ou de acordo com o destino das exportações.

Tipos de consórcios: Horizontal, Vertical, de Promoção, de Vendas, Operacional, Monossetorial, Multissetorial.

Existe, também, o “consórcio destino dos produtos”, quando o consórcio se adapta ao cliente, adequando o produto à um tipo de mercado (todas as características exigidas no produto).

Neste estudo de caso, foi analisado, traçado o perfil e a importância dos gerentes dos 02 (dois) consórcios supracitados e os 02 (dois) gerentes de empresas envolvidas nos consórcios. Ambos os consórcios são do Rio Grande do Sul.

Consórcio Wines from Brazil: agrupamento de MPE´s fabricantes de vinhos, sucos e derivados da uva e do vinho formado em 2002. O consórcio conta com a participação de dezesseis vinícolas localizadas na Serra Gaúcha, na Região de Bento Gonçalves(RS): Aurora, Casa Valduga, Cavalleri, Cordelier, Dom Laurindo, De Lantier, George Albert, Lídio

APEX e o Instituto Brasileiro de Vinhos são entidades que auxiliam o consórcio.

O consórcio tem por objetivo a promoção desses produtos no exterior, já que a comercialização não poderia ser conjunta, uma vez que cada empresa tem produtos diferenciados (por exemplo, há vários tipos de vinho) e mercados segmentados. O consórcio tem altos investimentos, em tecnologia e outros, para cada vez mais aprimorar a qualidade do vinho e sua proporção já representa 90% da produção de vinhos e derivados do Brasil.

O consórcio de mármores e granitos da Magic Brasil (Marble and Granite Industries Consortium)é formado por sete empresas, sendo elas Basalto São Roque, Marmogran Mármores e Granitos Ltda, Orlando Bussoloto Mármores e Granitos Ltda, Iguaçu Préfabricados de Granilite Ltda, Riegel Ellwanger & Cia Ltda, Alexandre Verza Mármorese Granitos Ltda e Santa Clara Mármores e Granitos Ltda.

O Estado do Rio Grande do Sul possui grandes reservas de granito, mármore e rochas, como basalto.

Todo o material extraído é levado para as empresas, tratado e comercializado para construção de prédios, fachadas, móveis e decoração. Seu consórcio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com