TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Monografias: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

INFORMAÇÕES

O orçamento e a gestão empresarial são de vital importância para a administração empresarial.

Para melhor entendimento deste tema tão importante, precisamos da contribuição do direito para entender o embasamento legal principalmente dos tributos e dos métodos quantitativos para melhor quantificar os valores orados e fazer a comparação do orçado versus realizado, faz-se necessário o entendimento da Estrutura das Demonstrações Contábeis com a finalidade de melhor demonstração dos valores encontrados.

LISTA DE GRÁFICO

Gráfico 1: Característica das empresas quanto à forma de fluxo de caixa adotada .............................................................................................................20

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO...............................................................................................3

1.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO.................................................................................4

1.2 ORÇAMENTO GERAL.............................................................................................5

1.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL........................................................................................7

1.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO................................9

1.5 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO.....................................21

1.6 INSENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.............................................................20

1.7 BALANÇO PATRIMONIAL....................................................................................33

1.8 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO........................................33

1.9 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA......................................................00

1.10 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS.......................................................................33

2- CONCLUSÕES...............................................................................................3

3- REFERÊNCIAS...............................................................................................3

RESUMO

Este trabalho apresenta uma seguinte análise do orçamento empresarial com um elemento fundamental no processo de gestão. De uma forma ampla como os conceitos, características, tipos e orçamento, as questões tributárias para o orçamento. Para uma administração bem sucedida é muito importante e necessária à organização dos dados para que seja alcançado o alvo. O orçamento é uma ferramenta muito importante para a tomada de decisão.

1- INTRODUÇÃO

No mundo atual, observamos cada vez mais a importância do orçamento empresarial para se manter vivo na área dos negócios empresariais, a cada dia que passa o mercado busca profissionais qualificados e com ampla visão para gerar os processos. O orçamento visa informações rápidas e precisas. Visando também benefícios eficientes que contribuirão para a tomada de decisão sendo assim reduzindo a margem de erros e dando lucro para a empresa.

1.2 Conceito de Orçamento

O conceito de orçamento é um projeto de detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de eficiência razoável seja indeterminado e dependente da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista correção de determinadas correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessivos.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, com se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, P.11).

Um orçamento é o cálculo que e realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. O orçamento do estado inclui gastos para este ano para o pagamento da dívida externa.

De alguma maneira, poderia ser comparado ao orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Graças a este instrumento as empresas, as instituições públicas, ou as pessoas, entre outras desenvolverão seus planos suas atividades, disponibilizarão suas prioridades e avaliarão os objetivos para atingir dentro de um ano.

Deve-se notar que muitas vezes neste caminho pode acontecer o que conhecemos como déficit, quando as despesas superam as receitas, ou o inverso, alcançar um superávit, que é quando as receitas são maiores que os gastos.

Exemplo de orçamento pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajar com determinada quantia de dinheiro e ele sabe que este dinheiro é o dinheiro com o qual se dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo em que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de R$ 500 para férias e quatro dias, e no segundo ele já tenha gastado R$ 400... Ainda ficam dois dias para se manter, então, ao analisar os números o viajante vai perceber que tem que cortar as despesas para evitar a falta de dinheiro antes do fim da viagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com