TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Casos: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO EMPRESARIAL:

A partir da Articulação dos Conteúdos das Disciplinas

“A arte da administração, não se limita apenas em ser um ótimo gestor, mas também um excelente líder” Gustavo Santana da Rocha

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Partido do ponto de vista que a gestão empresarial tem como objetivo transcorrer pelo processo administrativo dentro da unidade empresarial, que pode vim à passar de uma forma desorganizada ou centralizadora ao extremo.

Este trabalho tem como objetivo observar a realidade de uma empresa, tendo como base os estudos em sala de aula sobre Teoria da Administração II, Matemática, Introdução a Economia e Introdução a Contabilidade.

À fala de gestão não poderia deixa de citar o pensamento de Heloiza Luck, sobre o que vem ser a gestão.

Luck vem afirma:

O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas, em conjunto. Isso porque o conceito de gestão está associado à mobilização de talentos e esforços coletivamente organizados, á ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva (Lück, 1996. pag.17)

Com isso pode-se dizer que a administração é um procedimento que demanda assimilação e exposição precisas das metas e prazos para conclusão e monitorizarão.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa Realeza Motos LTDA, foi escolhida pela a equipe em questão por se trata de uma concessionária HONDA que atende Itapetinga e região. Ela foi constituída em 13 de setembro de 2001, tendo como atividade principal comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas, atividade secundária Comércio a varejo de motocicletas e motonetas usadas, e trabalha com revenda de motos novas e semi-novas, consórcio, financiamentos, peças e serviços. Está situada na Avenida Julio Rodrigues, 1555-Térreo, Bairro Vila Isabel, na cidade de Itapetinga-BA.

O nível institucional da empresa Realeza Motos é constituído por dois diretores e um auditor, onde estabelece metas anuais. No nível intermediário possui um gerente administrativo, um gerente comercial, um gerente de peças e serviços e dois supervisores regionais da equipe de vendas.

Na área de recursos humanos a Realeza Motos conta com o apoio de uma psicóloga para recrutamento de candidatos, assim contribui na pesquisa do candidato junto a gerência visando selecionar candidatos que melhor preenchem o perfil da vaga, a psicóloga desenvolve um trabalho de prevenção, controle e orientação dos colaboradores e o grupo com objetivo principal de evitar desgastes inter-relacionais que muito contagiam o ambiente e contribuem para a improdutividade, ampliando assim a visão da empresa na captação de novos talentos e melhorias do ambiente organizacional afim de promover o sucesso dentro da empresa. Promove reuniões mensais com cada departamento, tendo como objetivo principal acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar a empresa maior satisfação no trabalho. Promove treinamentos e avaliações semanalmente com intuito de capacitar e identificar qualidades inerentes nos funcionários, orientar o plano de carreira.

A Realeza Motos é constituída por vários setores e hierarquias que compõem a empresa, segue abaixo:

Diretoria

Estabelecer metas, capital a ser investido

Gerência administrativa

Cuidar do recrutamento de novos colaboradores junto á psicóloga, processos de admissão e demissão, controle de despesas, compras de material de consumo, organização de eventos, distribuição de fardamentos, crachás.

Gerência de vendas

Desempenha apoio a equipe de vendas e supervisores para desempenho das metas estabelecidas pela diretoria nas áreas de consórcio, financiamento e vendas á vista, promove eventos e promoções para alavancar as vendas, faz pesquisa de mercado para ver se o preço esta sendo praticados preços competitivos no mercado, reuniões semanais com a equipe de venda e supervisores no intuito de acompanhar os resultados semanalmente, fazem visitas nas regiões para verificar o andamento da equipe de vendas.

Setor de Peças

Vendas de peças em balcão, oficina, atacado e garantia, possui dois colaboradores que atuam como vendedores e estoquistas e tem um gestor que atua como gerente de peças e serviços estabelecendo metas à equipe e acompanhando os resultados mensalmente.

Setor de Serviços

Possui um recepcionista técnico, uma telefonista de call center e quatro mecânicos, um lavador e um montador efetuam serviços de manutenção nas motocicletas, montagem de veículos novos e possui um gestor que acompanha semanalmente as metas e o controle de qualidade nos serviços desempenhados com a equipe e call Center

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com