TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Dissertações: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS 4

2.1 CRITÉRIOS DE RATEIOS DOS CUSTOS INDIRETOS 4

2.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 4

2.3 produtos em processo 4

2.4 PRODUTOS ACABADOS 4

3 UNIDADES EQUIVALENTEs DE PRODUÇÃO 6

4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 7

4.1 COM BASE NOS CUSTOS 7

4.2 COM BASE NO MERCADO 7

5 ANÁLISE CUSTO / VOLUME / LUCRO 8

5.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 8

5.2 PONTO DE EQUILÍBRIO 8

6 IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES 9

6.1 A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL 9

7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 10

7.1 CONCEITUE CINCO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS 10

8 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A empresa Industrial Holandesa Ltda para se estabelecer no mercado, precisa ter o controle de todo o processo de fabricação, desde a compra dos produtos a serem modificados até a venda aos seus clientes.

É neste contexto que a Contabilidade entra em cena, controlando os custos e gerenciando informações, para poder proporcionar o que a entidade necessita.

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1 CRITÉRIOS DE RATEIOS DOS CUSTOS INDIRETOS

Os custos indiretos de fabricação compreendem um grupo de elementos cujo consumo não é quantificado nos produtos, por isso eles são apropriados aos produtos por meio de rateios.

2.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

É também chamado de Custeio Integral. Este método consiste na apropriação de todos os custos (diretos, indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

Principais características do custeio por absorção:

- Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos

- Necessita de critério de rateios quando houver dois ou mais produtos ou serviços

- É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.

- Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

2.3 PRODUTOS EM PROCESSO

Na produção por processo os custos que foram acumulados durante o período (semana, mês, ano) serão atribuídos aos produtos produzidos no período, dentre esses produtos, pode haver de nem todos os produtos estarem acabados.

2.4 PRODUTOS ACABADOS

Custo da produção acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada no período, ou seja, são todos os custos gastos na produção das unidades que foram acabadas (prontas) no período. Esses custos são os incorridos neste período anterior, mas foram concluídas nesse período.

3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

As unidades equivalentes de produção são o número de unidades que poderiam ser acabadas dentro de um determinado período contábil.

4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

4.1 COM BASE NOS CUSTOS

Vários são os critérios de formação de custos, custo pleno ou por absorção, que são iguais ao custo total de produção mais um acréscimo para as despesas de venda e administração, este método de custeamento é o único aceito pelo regulamento do imposto de renda.

4.2 COM BASE NO MERCADO

O preço de venda baseado no mercado é determinado pela concorrência. Deve-se fazer uma avaliação do valor de venda dos chocolates pelas entidades e atribuir um preço competitivo.

5 ANÁLISE CUSTO / VOLUME / LUCRO

A maioria das decisões gerenciais nas empresas deve compreender a relação existente entre os custos, as receitas e os lucros, para que sejam tomadas do modo mais correto possível. A análise custo/volume/lucro é uma das ferramentas da contabilidade gerencial que objetiva gerenciar o melhor desempenho das empresas e conduz a importantes conceitos como: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança.

5.1 MARGEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com