TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Monografias: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1 Introdução...........................................................................................................3

2 Orçamento...........................................................................................................4

2.1 Orçamento Geral..............................................................................................4

2.2 Orçamento Flexível..........................................................................................5

3 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão..................................................5

4 As Questões Tributárias para o Orçamento........................................................6

5 Isenção e Imunidade Tributária...........................................................................6

6 Balanço Patrimonial.............................................................................................6

7 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)...............................................7

8 Demonstração dos Fluxos de Caixa.....................................................................7

9 Comparação do Orçado com o Realizado com a Utilização dos Métodos Quantitativos............................................................................................................8

10 Conclusão...........................................................................................................9

11 Referências .......................................................................................................10

1.Introdução

Este trabalho aborda os conceitos referentes ao orçamento e seus tipos, os pontos positivos relacionados ao orçamento e a gestão, aborda também a isenção e a imunidade em relação aos tributos e sua relação com a elaboração do orçamento, e ainda engloba os conceitos do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício, do fluxo de caixa, entre outros componentes de grande importância para a contabilidade.

Para a contabilidade a questão relacionada à administração empresarial e orçamentária é de suma importância devido à necessidade de planejamento. Para uma melhor compreensão, faz-se necessário uma abordagem de vários conceitos relacionados ao orçamento, seus tipos, os tributos que estão contidos neles, como também, a isenção e a imunidade referente aos mesmos.

Desse modo, é importante conhecer os componentes do balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, dos fluxos de caixa entre outros, para que o orçamento tenha uma boa aplicação e possa auxiliar a contabilidade para que ela possa atingir os seus objetivos.

2 Orçamento

O orçamento pode ser definido como o plano financeiro estratégico de uma administração para ser aplicado em um determinado exercício financeiro, pode ser utilizado tanto no setor privado, quanto no setor governamental.É dividido em vários tipos por exemplo, o orçamento geral, o orçamento flexível entre outros que serão vistos logo a seguir.

2.1 Orçamento Geral

O orçamento geral permite a composição antecipada de um Balanço Patrimonial e um demonstrativo de lucros e perdas referentes ao próximo exercício, isso é possível através da relação quantitativa de todos os itens operacionais e financeiros da empresa. Este tipo de orçamento é composto por dois grandes grupos de orçamentos parciais que são o orçamento operacional e o orçamento financeiro.

O orçamento operacional varia de acordo com a atividade da empresa, pois vai depender do ramo de atuação de cada empresa, abrange além das previsões de despesas e receitas de operações normais as que não estão vinculadas diretamente com a atividade principal da empresa. De uma maneira geral este orçamento é composto pelos orçamentos parciais seguintes: orçamento de produção, orçamento de vendas, orçamento de despesas administrativas e orçamento de outras receitas e despesas. Já o orçamento financeiro como o próprio nome já pressupõe trata da parte financeira composta pelo orçamento de caixa, orçamento de acréscimo de capital e projeção das depreciações.

2.2 Orçamento Flexível

O orçamento flexível se ajusta às variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa, essas variações ocorrem porque o orçamento é feito com base em um determinado número de operações que em muitos casos difere das operações reais, assim para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que auxiliam no ajuste dos valores orçados a níveis reais de operação. Assim o orçamento flexível se adéqua a particularidade de cada mutação que venha a ocorrer no orçamento inicial.

3 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão

Para que uma atividade tenha um bom desempenho é necessário o planejamento, assim os gestores podem prever melhorias no que se refere ao andamento das atividades da empresa tanto da parte financeira quanto da parte operacional da empresa. Através do orçamento o gestor poderá identificar com clareza se a empresa teve um bom desempenho no desenvolvimento de suas atividades, pode prever qual mercado deve investir seus recursos e as decisões são tomadas com menos dúvidas, pois é justamente para auxiliar os gestores de modo positivo identificando e melhorando os pontos de maior relevância gerencial que o orçamento faz-se necessário.

4 As Questões Tributárias para o Orçamento

Os tributos estão presentes no dia a dia de cada empresa independente do ramo de sua atividade, sendo assim é muito importante que na hora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com