TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Exames: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais

Administração

Gestão Empresarial

1ª - Uma das características que distinguem os gestores de outros profissionais é (ou deveria ser) a capacidade de se tomar decisões. Assim, gostaria que vocês apontassem qual a compreensão do grupo sobre o que é tomar decisão? Quais as principais dificuldades para se chegar a uma boa decisão? O que é necessário e o que pode ser considerado uma ‘boa’ decisão? O que a nova geração de administradores podem utilizar para reduzir os riscos de decisão? Se possível exemplifique.

Tomar decisão é escolher entre permanecer na situação atual ou modifica-la, de modoque seja a melhor alternativa levando a empresa atingir seu principal objetivo. Às principais dificuldades para se chegar a uma boa decisão são às constantes mudanças que ocorrem no cenário atual e às várias possibilidades de escolhas. Claro que existem formas de prever ou fazer análises do mercado, mas diante tantas mudanças e a rapidez da tecnologia, o mercado se torna incerto. Uma boa decisão é tomada quando antes desta ocorre uma análise profunda dos possíveis riscos, onde envolve estudos sobre o mercado, economia, público-alvo, todas as variáveis possíveis. A nova geração pode, como dito anteriormente realizar uma análise profunda dos possíveis riscos envolvido no processo de tomada de decisão, ou seja, uma análise mercadológica economica financeira, utilizando uma ferramenta recente que pode ser crucial: a tecnologia, que permite ter mais informações e rapido alcance aos clientes e todos os envolvidos. Por exemplo, para lançar um novo produto, é necessário realizar no mínimo uma boa pesquisa de mercado para verificar se existe demanda, o perfil do público consumidor, localização do público-alvo, renda, faixa-etária, mercado financeiro atual e futuro, conhecer os concorrentes e analisar sua influencia, identificar fornecedores etc.

2ª – A partir da leitura do texto O preço de uma decisão errada, responda criticamente por que os gestores (mesmo de grandes organizações) erram? O que os levam a cometer erros tão “drásticos”? Aproveite pelo menos dois exemplos do texto para discutir o que os levaram ao erro e apontar possibilidades de correção da falha apresentada.

Todos nós, pessoas e empresas, somos passíveis a cometer erros mínimos ou até os mais graves. As grandes empresas erram, segundo o texto, porque agem por impulso, subestimam a opinião pública, superestimam o mercado, não tem plano B, não pensam no longo prazo, seguem a manada, crescem a qualquer custo. Além da arrogância, autoconfiança, precipitação, imediatismo, indisciplina, ganância e imitação da manada. O que os levam a cometer estes erros drásticos são por que muitas vezes precisam tomar decisões imediatas, diante de um mundo onde o desenvolvimento tecnológico cresce constantemente, necessitando rápida adaptação e/ou diferencial no mercado. Sendo assim, acabam tomando decisões impulsivas por não analisar o maior número de variáveis possíveis e também por se tornarem autoconfiantes demais, não levando em consideração toda burocracia necessária para se tomar uma decisão mais assertiva. Em muitos casos, devido a sua autoconfiança e situações favoráeis no momento, buscam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com