TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Trabalho Escolar: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 19

A organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. STONER (1992). Neste sentido, as funções administrativas são primordiais. O administrador tem a função de organizar toda a empresa para o seu perfeito funcionamento, além disso, três outras funções básicas fazem parte da sua vida. São elas: Planejamento da empresa – objetivos esperados; Direção da empresa – orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades; Controle da empresa – acompanhamento, controle, avaliação dos resultados e Organização – ordem na estrutura. A estrutura Empresarial deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.

Nesta perspectiva, a Patroni Pizza com uma administração ética e transparente, conduz seus negócios baseado em valores sólidos de respeito aos seres humanos. Empresa conceituada no ramo de pizza, a história da Patroni começou como uma visão de oportunidade em uma época em que o desemprego estava alarmante. O sistema de delivery ainda não era muito conhecido no Brasil e foi neste nicho que a Patroni Pizza apostou para iniciar sua operação. Rapidamente pedir pizza em casa se tornou um hábito do paulistano e, logo depois, do brasileiro. A praticidade de receber uma autêntica pizza artesanal dentro de casa, junto com a qualidade dos nossos produtos conquistou uma clientela fiel. Nosso produto é diferenciado. Os ingredientes usados são produzidos por marcas conceituadas no mercado. As massas das pizzas são feitas com base na tradicional receita napolitana, e as pizzas são confeccionadas artesanalmente, com as massas abertas à mão e na hora. Em pouco tempo a primeira loja da rede Patroni Pizza tornou-se líder na região de atuação.

A organização da Patroni é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.

Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa, mas qualquer outro tipo de estabelecimento, e/ou instituição, não se torna uma tarefa fácil quando não existe uma certa estrutura organizacional. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função.

Neste sentido a empresa Patroni Pizza com franquia em Montes Claros, tem uma estrutura organizacional que possibilita a efetivação dos seus serviços, desempenhando funções de acordo com os níveis operacionais. No que tange o nível Estratégicol, é elaborado a nível institucional envolvendo toda a organização, definindo o por quê de sua existência, o que ela faz e como faz.É a relação pretendida da organização com seu ambiente. Essa relação pode ser melhor definida por meio de uma série de análises, não isoladas entre si, estudadas na administração por muitos autores. Entre eles destaca-se o estudo das vantagens competitivas realizada que assinala como as organizações podem desenvolver e manter vantagens competitivas em um mercado globalizado e altamente competitivo por meio da análise do ambiente externo que a envolve, gerando um melhor desempenho e conseqüentemente um melhor posicionamento no mercado. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio. Desta forma, executará com uma visão mais mediata, representará um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a mencionada organização. É importante frisar que, como o planejamento estratégico, na maioria das organizações, é elaborado pelo seu mais alto escalão hierárquico, o mesmo deverá contemplar uma série de decisões que deverão ser tomadas nos demais níveis hierárquicos da organização. Neste sentido a empresa Patroni Pizza franquia Montes Claros tem como presidente Orlando Campos que realiza o trabalho no intuito de demonstrar seu verdadeiro papel perante as sociedades interna e externa, onde a empresa atua. Tem como objetivo maior concentrar todos os esforços internos da organização onde todas as pessoas envolvidas dentro deste contexto, possam estar levando a empresa ao seu ápice organizacional. A melhoria é a busca contínua pela conquista da tão sonhada e necessária excelência organizacional.

Em se tratando do nível Intermediário, traduz os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais (departamentos), sendo, então, elaborado a nível intermediário. Define as responsabilidades, cursos de ação e objetivos para cada unidade funcional, todos em consonância com o que foi estabelecido a nível institucional. Articula internamente o nível estratégico e o nível operacional. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. O principal objetivo do planejamento tático é o de traduzir as decisões estratégicas em ações efetivas a serem implementadas pelos mais diversos setores da organização. Desta forma, o nível tático tem seu foco mais específico. Nesta área as funções serão desempenhadas especificadamente por cada setor. Logo, na empresa em questão, o nível intermediário atua sob as inspeções da gerente Mariana que promove seus trabalhos articulando cada área ou função em seus planos específicos, os quais estejam interligados umbilicalmente às ações estratégicas da companhia como um todo.

No que diz respeito ao nível operacional é o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Coordena por meio de cronogramas, decisões, orçamentos e até mesmo outros planos (subplanos) as atividades individuais realizadas. É um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis, e na eficácia dos resultados. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com