TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Artigo: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CEAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Aurora Leite Pessoa Neta RA 9686489491

Esraelita Lima da Silva RA 8904144619

Martha Virginia Lima de Carvalho Pessoa RA 9686479828

Moab Leite Pessoa Filho RA 9686489565

Vania Santana Nascimento RA 9513384692

Prointer- Projeto interdisciplinar aplicado a gestão de recursos humanos II

Relatório parcial

Tema: De que maneira as organizações através das tecnologias de gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da organização. Como o direito empresarial atua em relação as responsabilidades da organização nesta área?

TUTOR EAD Luiz Alberto S. Correia

MACEIÓ - ALAGOAS

2014

INTRODUÇÃO

Para que o meio ambiente possa ser melhor gerenciado considera-se importante a disponibilização de instrumentos de informação que sejam adequados a decisões dessa natureza.

O objetivo deste trabalho é, portanto, apresentar uma contribuição para que as informações necessárias para uma gestão eficaz e eficiente do meio ambiente sejam oferecidas ao gestor.

A premissa estabelecida é de que o gestor ambiental é responsável pelas decisões de sua área e deve ser avaliado pelos resultados que obtém. Esses resultados devem ser mensurados corretamente.

Como toda decisão envolve aspectos operacionais, econômicos e financeiro, qualquer mensuração deve considerar também esses aspectos.

Para isso utiliza-se dos conceitos de gestão econômica, medindo as receitas e os custos de cada decisão, através do estabelecimento de um preço de transferência interna para os produtos e serviços prestados pelas atividades de prevenção, recuperação e reciclagem sob a responsabilidade da gestão ambiental. Os custos de degradação são mensurados segundo os efeitos econômicos que causam.

Ressalta-se que o foco é sobre o resultado da gestão ambiental e não somente sobre os custos da degradação do meio ambiente.

O modelo conceitual ora proposto elenca as principais decisões de cada uma das atividades citadas acima e permite apurar o seu resultado considerando os aspectos econômicos e financeiros.

Partindo-se da situação problema, verifica-se que, o objetivo maior da gestão ambiental deve ser o de propiciar benefícios à empresa que superem, anulem ou diminuam os custos das degradações, causados pelas demais atividades da empresa e, principalmente, pela área produtiva.

O objeto dessa gerência são os problemas ambientais causados por outros e recebidos por ela para serem gerenciados. Como compatibilizar recursos econômicos, financeiros, expectativas de acionistas e investidores, com as expectativas da sociedade em relação ao meio ambiente?

A gestão ambiental recebe de um agente externo a ela a degradação ambiental causada por ele. Esse agente externo pode ser um departamento de Produção ou qualquer outro responsável por causar um impacto ambiental poluidor.

Com isso, dá-se início um conjunto de ações que possam trazer algum benefício para a entidade, é o processo de gestão ambiental.

Os benefícios esperados podem ser: a diminuição ou total eliminação de tratamentos de saúde; o aumento da produção e das vendas, por acesso a mercados específicos para produtos e empresas que tenham uma preocupação com a preservação do meio ambiente; a ausência de multas; a não incoerência de riscos de indenizações a terceiros; entre outros, e todos diretamente relacionados a problemas causados ao meio ambiente.

Esses benefícios poderão ser percebidos pela sociedade de modo geral e pela empresa, de modo específico. Na empresa os efeitos desta gestão se materializam através da economia nos custos de degradação que deixariam de ocorrer.

O resultado se daria pela confrontação dos custos de degradação causados, com as economias de custos obtidas, aqui chamadas de Receitas do Meio Ambiente.Os problemas que tem enfrentado o país, principalmente de ordem social, vêm chamando a atenção de muitas empresas para esse assunto tão atual. A iniciativa das organizações privadas, com ou sem a parceria do Estado para a criação de projetos sociais que visam melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a desigualdade social, remete ao tema de destaque deste estudo, considerando-se a Responsabilidade Social como foco principal, sua importância e suas consequências.

DESENVOLVIMENTO

O tema Responsabilidade Social vem obtendo um considerável destaque no meio corporativo e na mídia como um todo. Independentemente de sua vertente, o mais importante é que as pessoas, a sociedade e, principalmente, as organizações, estão voltando a atenção para a realidade do país e percebendo que todos devem responder, em maior ou menor grau, pela tentativa de melhoria de sua comunidade, de seu entorno, do meio ambiente, enfim, de tudo que as cerca, sendo este pensamento um tanto diferente daquele que prevalecia no passado, no qual se julgava ser apenas o Estado a entidade que deveria zelar pelo bem-estar público.

A tamanha pobreza existente, o racismo, as pessoas sem condições básicas de vida, sem acesso à leitura, ao esporte, à educação, à inclusão digital, e, privadas de tantos fatores, acaba pordespertar o espírito gregário de colaboração mútua para que, pelo menos em parte, essa situação possa ser revertida. Em outras palavras, chega até mesmo a ser contraditório: por um lado, empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados no mercado de trabalho e, por outro, o que se vê são milhões de cidadãos que não conseguem ao menos ingressar em uma universidade, fato esse que atualmente tornou-se um requisito fundamental para participar da concorrência já tão acirrada no mercado profissional. Está mudando a visão das empresas e das pessoas, que passam a crer que não adianta mais um país para poucos privilegiados, onde só umaminoria de classe alta pode ter acesso a uma vida digna. A oportunidade deve ser igualitáriapara todos.

A possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com