TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Escolar

Artigos Científicos: Gestao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  9.052 Palavras (37 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 37

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

MARIA JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

ALEXANIA

2013

MARIA JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Alexânia

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 04

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 07

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 07

3.2 A ROTINA................. 08

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que nas ultimas décadas a educação tem sido objeto especial de atenção, e profundas mudanças ocorreram nas escolas brasileiras, nas condições de vida e de trabalho do profissional de educação, bem como nas relações escola sociedade. Também é notório que nessa fase de transformações constantes e velozes tem se gerados conflitos, descontroles, insegurança entre os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento quem vem refletindo no ambiente escolar e provocando sérios danos. No ambiente escolar o reflexo mais relevante tem se manifestado na qualidade das relações interpessoais, elevando a baixa estima do professor e o fracasso escolar do aluno, revelado nas taxas de evasão e repetência.

Neste contexto, as unidades escolares passaram a ser alvo de ações com vistas à valorização e melhoria do trabalho executado e de seus resultados, bem como, do ambiente e das relações interpessoais. Abriu-se ao longo desses anos o encaminhamento de alternativas para mudanças na forma de gerir, ensinar e de aprender, cujas ações tem se caracterizado pela adoção de uma perspectiva burocrática da instituição, e também, de atitudes voltadas ao segmento humano, da qual ela é formada, e das relações sociais que ela encerra.

O Relatório de Estagio Curricular I traz em sua essência as informações de práticas metodológicas de sala de aula, com visão e foco para o comportamento e reação do aluno em relação ao ensino, a aprendizagem e o relacionamento do aluno x aluno, aluno x professor, aluno x pais, e aluno x gestão escolar. Mostra em todos os aspectos a cara da Instituição em suas estruturas físicas e organizacionais, onde pude observar na íntegra, a funcionalidade da escola.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O estágio foi realizado com o grupo gestor da Escola Municipal Germiniano Ferreira de Queiroz entre os dias 08 de abril de 2013 a 02 de maio de 2013 no periodo matutino das 07:00 às 11:30 horas, onde foram enfatizados os principais aspectos:

• Apresentação do aluno na escola;

• Caracterização dos esapços de atuação do pedagogo;

• Observação da instituição;

• Análise da realiadade escolar: análise do projeto pedagógico da escola;

• Apresentação da proposta de atuação do pedagogo diante da organizaçao do trabalho pedagógico do pedagogo no espaço educativo para a equipe gestora da escola e acompanhamento do pedagogo em suas rotinas no espaço educativo.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

De acordo com o site da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), o último censo realizado pelo Inep/MEC em 2010, constatou que existem no Brasil cerca de 14,7 milhões de estudantes (somando estudantes de ensino médio e universitários), sendo que desses, apenas 6,8% conseguem oportunidade de estagiar.

Com base nesses dados, chega-se a preocupante constatação de que a formação profissional atualmente promovida no Brasil está fadada ao insucesso por parte da grande enxurrada destes simples “portadores de diplomas”. Não obstante, conclui-se que a economia nacional, a qual se encontra em franco desenvolvimento, precisa cada vez mais de mão de obra qualificada, de profissionais preparados para os grandes desafios.

É partindo deste norte que defende-se o quanto é fundamental a experiência proporcionada pelo estágio para a formação profissional.

O estágio supervisionado também possibilita ao discente atuar em várias áreas, projetar um olhar crítico para o mercado de trabalho, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com