TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Escolar

Artigo: Gestao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................05

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................11

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................12

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O relatório a seguir corresponde ao Estagio de Gestão Escolar do curso de Pedagogia no na universidade unopar. O mesmo foi realizado na escola Maria Lúcia Alves pertencente ao estado de Pernambuco. O estágio foi realizado, seguindo o cronograma do curso com estudo do manual de estágio, estudo sobre Gestão Escolar, entrega da carta de apresentação a diretora da escola e visita a escola-campo, entrega do termo de compromisso de estágio obrigatório para a diretora assinar, observar e participar das atividades da Diretora e demais gestores da escola, estrutura e funcionamento da administração escolar. Este relatório para ser feito participei e observei a rotina da gestão escolar de uma escola. A palavra Gestão significa administrar, governar, dirigir. Significa também a manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou uma organização, de forma a garantir os melhores resultados. Nesse sentido, entendemos que a escola é um tipo de organização constituída de recursos materiais, financeiros e humanos (alunos, professores, pais) que precisam ser administrados para se obter os melhores resultados, que no caso é a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.

O estágio é importante pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, dessa forma podemos observar os aspectos físicos, o corpo docente, a didática do professor em sala de aula, e sua formação, onde se percebe o domínio ou despreparo do docente; e sua avaliação na sala de aula, é importante verificar o relacionamento do professor e aluno, mas não é só isso, o relatório servira para uma experiência importante no processo de formação acadêmica. Então o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um bom profissional (PINHEIRO, 2008).

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

As salas monitoradas são no total de 8, a escola também dispõe de 1 secretaria,elem disso encontramos pátios internos,quadra aberta, junto com a estrutura da instituição também podemos encontrar 2 sanitarios femininos e 1 masculino,hoje ela também dispõe de um refeitório instalado em uma área um certo espaço que estava sobrando,1 banheiros para professores,foi visto que podemos encontrar no maria lúcia Alves salas de leituras junto na biblioteca,um laboratório de informática sem conexão a internet.

Depois de minha analise pude vivenciar fatos e experiências que mim ajudarão no decorrer do curso e na minha meta que alcançar mas do que uma formação pedagógica ,como poder ver os alunos do fundamental interessados em saber pq eu estava ali, por que tantos questionamentos, a curiosidade de saber quem eu era e de mostrar as atividades que estavam fazendo naquele momento.

Foi visto que os alunos são bem participativos nas atividades, procuram interagir com os professores e tentam fazer o melhor de si a cada dia.

Na escola tem educador de apoio, que serve para acompanhar e orientar os professores no processo de ensino-aprendizagem. O diretos tem seu papel importante na instituição, a diretora do maria lucia no casa já atual nesta escola a mais de 15 anos e suas atribuições na escola são:coordenar,organizar, atribuir atividades para o bom resultado da escola.Pude notar que tem associação de pais e mestres,alguns pais alunos e funcionários fazem parte do conselho escolar para discutir determinar as prioridedes e necessidades dadas a escola.

;

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

Objetivo de formar cidadãos felizes e conscientes de sua importância na construção de uma sociedade mais equânime, capaz de se apropriar-se das ferramentas de comunicação e expressão necessárias á inserção social e a utilização plena de seus direitos e deveres. Sua missão, contribuir com o desenvolvimento da personalidade dos alunos e sua participação na construção do bem comum; compreender direitos e deveres, o respeito á dignidade e a liberdade fundamental ao homem; levar o aluno a apropriar-se das informações consolidadas e formar-se como cidadão.

A Escola Professora Maria Lúcia Alves já está atuando a 31 anos em Santa Cruz do Capibaribe-PE, é uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Rua Professora Ivani Batista da Silva, 313, Nova Santa Cruz.

Ate hoje tem como objetivo levar conhecimento e melhorar a qualidade de ensino em nossa comunidade. Para que nosso alunado esteja sempre bem preparado para um futuro promissor.

Pode ser que o espaço da escola e as formas educacionais possam ate vim a ficar melhores mas agora mesma a estrutura da escola ta em perfeitas condiçoes de receber os alnunos pois tem salas amplas, materiais de apoio para o professor como o aparelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com