TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Escolar

Artigo: Gestao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Viver na prática o que até agora foi visto apenas na teoria, essa é uma das funções do estágio. O estágio desse 5º período é muito importante pois vem tratar sobre a gestão escolar, é partir daqui que nós futuros profissionais pedagogos podemos observar de perto a realidade e as dificuldades encontradas e que precisam ser superadas dentro da área de gestão escolar que encontramos de nas escolas.

Nesse trabalho será feito uma análise do PPP programa político pedagógico e do Regimento da Escola de forma crítica falando o que se encontra nesses documentos que servem de norte para a escola trabalhar com suas crianças e o que se espera da escola.

Será tratado também no decorrer do trabalho um projeto a ser apresentado na escola sobre o tema da violência que é muito atual nos dias de hoje cada vez mais presente na nossa realidade e que faz parte da vida de algumas das crianças que frequentam a escola, pelos bairros que algumas delas moram que é considerando dentro da cidade de Mantena como bairros violentos.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O estágio foi realizado na Escola Municipal Antônio Carlos onde oferece Ensino Fundamental de 09 anos, organizados em regime anual com a denominação: Anos Iniciais: 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental. Educação Infantil: Pré-Escolar crianças de 4 e 5 anos.

A organização da escola é constituida por direçao, vice-direção, supervisão, equipe docente, equipe dos funcionarios que atuam nas areas administrativa e funcional da escola. Na escola possui 15 salas de aula, sala do diretor e supervisor, 3 banheiros femininos, 2 masculinos e 1 para alunos especiais. A escola fica no centro o município de Mantena com uma área de abrangecia de 04 bairros, nicoline, pires de albuquerque, operários além do próprio centro o que possibilita um atendimento a grande parte da população. É uma escola municipal com atendimento em dois turnos de manha e de tarde, estando matriculados 617 alunos divididos em 15 salas de aulas, possui também uma biblioteca, uma sala de vídeo e um laboratório com 11 computadores.

Os espaços internos são mobiliados de forma a satisfazer as necessidades dos alunos e profissionais da educação que trabalha na escola, e a área externa da sala de aula possui dois pátios sendo um interno e outro externo e uma quadra poliesportiva.

A escola atende alunos de ambos os sexos com idades que variam entre 4 anos 11 anos de idade organizada em níveis de acordo com a faixa etária a qual pertencem.

O presente estágio nesse 5º período do curso de pedagogia que consiste na observação e na gestão escolar conta um total de 100 horas, sendo 52 horas em atividades voltadas ao trabalho do pedagogo realizadas na escola, e outras 48 horas com atividades realizadas ao estudo teórico e ao planejamento do projeto de intervenção.

O Estágio de observação, possibilita permitir ao aluno reflexão sobre a prática educativa e as ações realizadas pelo Pedagogo da escola sendo para formação profissional uma oportunidade de unir o prático com o teórico.

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

A escola se localiza no centro da cidade abrangendo bairros diferentes que por sua vez possibilita varias realidades economicas, sociais, familiares, todos os tipos de realidades da nossa sociedade.

3.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)

A escola fica no centro da cidade tendo seus princípios em consonância com o princípio da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e Adolescente, respeitando os direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de descriminação nas relações interpessoais, iqualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis; participação como elemento fundamental à democracia e resposabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo. Buscando o pleno desenvolvimento do educando seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

A escola tem como visão a democrácia como sociedade a se alcançar, com uma conquista gradual praticada por todos os membros da sociedade desde a infância passando pela superação do egocentriso básico de todo ser humano, pois o ser humano deverá participar, agir, e interagir na sociedade. A missão da escola é ser reconhecida como escola dinâmica, integrada e comprometida com a formação de cidadãos plenos, críticos, éticos e conscientes, enquanto escola pública, escola democrática e escola, inclusiva, o seu lema é servir e sob uma expectativa filosófica, política e ética e não como simplesmente como uma prestadora de serviços, mas sobre tudo educar formando cidadão capaz de construir, modificar, adaptar-se ao meio à realidade existente, e que o aluno seja agente de transformação no mundo em que vive, participando, criticanto, analisando sua realidade.

Para a execução de sua proposta pedagógica a escola possui clareza nos seus conceitos com coerência nos seus objetivos.

617 alunos estão distribuídos em dois turnos, com alunos de 4 e 5 anos na educação infantil, e alunos de 6 a 11 anos no ensino fundamental do 1º ano ao 5º ano. O primeiro turno que é a parte da manhã tem o horário de entrada às 07:00 com saída às 11:25 e intervalo pra recreio de 09:30 as 09:45, O horário de entrada na parte da tarde que é o segundo turno é de 13:00 com saída às 17:25 e intervalo para recreio de 15:30 as 15:45, para todos os níveis de educação tendo a educação infantil seu horário de recreio estendido com entrada de 15 minutos antes dos outros.

Como medidas para indisciplina a escola trata de uma advertência verbal até uma advertência por escrita, passando de uma suspensão de sala de aula com atividades pedagógicas dentro da escola até mesmo para a suspensão do aluno desde que assegurada sua vaga em outra instituição educacional, registrando todos os fatos em livro de ocorrências da escola chamando os pais ou responsáveis e diante da necessidade comunicando o fato ocorrido a secretaria municipal de educação, acionando o Conselho Tutelar ou ao Ministério Público se o fato for ainda mais grave.

As medidas se dão de forma gradativa sendo proibida medidas de correção que atentem contra a dignidade pessoal, contra a saúde física e mental ou que prejudiquem o processo formativo.

Os projetos são desenvolvidos de acordo com curiosidade e a necessidade que surge dia-a-dia dentro da sala de aula e do ambiente escolar, cabendo ao professor e aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com