TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Escolar Democratica

Trabalho Universitário: Gestao Escolar Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 5: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA

Diretores de Escola e suas Atividades

Quem pensa que tarefa de diretor é fácil está enganado, seu trabalho não se limita a ficar sentado atrás de uma mesa, assinando cheques, lidando com prestadores de serviços, fazendo compras, reposição de materiais, etc. Ao contrário, o diretor é o gestor da escola, a cabeça que pensa em todos os detalhes para que não só a educação naquele espaço escolar seja de qualidade, mas o atendimento à comunidade, pais, alunos e funcionários.

O diretor de uma escola deve ter os olhos e ouvidos abertos, percebendo o que está certo ou errado, o que não funciona, em que aspectos podem melhorar em si mesmo, nos professores, nos alunos, nos objetivos da escola, na disposição do tempo, na visão que os outros fazem da instituição, nas suas próprias atitudes e habilidades. Precisa perceber a importância de capacitar seus professores a fim de que se vejam como ótimos profissionais, criando autoconceito positivo nos mesmos. Por isso segue abaixo algumas das muitas de suas atividades dentro da escola:

• Elaborar e apresentar plano de trabalho no início de cada ano letivo.

• Coordenar a elaboração e a implantação do projeto político pedagógico, ou proposta pedagógica e do regimento escolar, junto com o vice-diretor e com o coordenador pedagógico.

• Coordenar as atividades pedagógicas, administrativas e financeiras de acordo com as orientações do conselho escolar e da Secretaria Estadual de Educação.

• Executar as determinações dos órgãos aos qual a unidade escolar está subordinada.

• Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente e os convênios propostos no projeto pedagógico da unidade escolar.

• Representar a unidade escolar, responsabilizando-se juntamente com o conselho escolar pelo seu funcionamento.

• Elaborar o plano de aplicação dos recursos financeiros para avaliação e aprovação.

• Manter atualizado o inventário dos bens públicos, zelando por sua conservação.

• Apresentar à comunidade, dentro dos prazos estabelecidos, os resultados da avaliação de desempenho e a movimentação financeira da unidade escolar.

• Propor ações que visem à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

• Submeter à apreciação do Conselho escolar as transgressões disciplinares dos alunos, ouvida a coordenação pedagógica e o conselho escolar.

• Cumprir e fazer cumprir o estatuto do magistério.

• Coordenar o processo pedagógico, articulando as ações entre os turnos de funcionamento da unidade escolar.

• Participar de programas de formação propostos para os coordenadores pedagógicos.

DATAS COMEMORATIVAS GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA

A opção por trabalhar com datas comemorativas na escola relaciona-se com a autonomia que toda escola tem para selecionar e organizar os conteúdos a serem ensinado para os alunos durante o ano letivo. Na maioria das vezes, tais datas justificam a realização de festas e/ou comemorações e são entendidas como temáticas importantes para o ensino de História. Por isso, almejamos compreender quais as intencionalidades pedagógicas que sustentam o trabalho com datas comemorativas na escola, ou seja, em outras palavras, o que se ensina e o que se aprende quando tais temáticas são abordadas.

Essa situação é existente na escola, e os educadores, juntamente com toda a equipe escolar, precisam pensar sobre essa questão, e escolher se querem continuar fazendo tudo somente pela tradição e repetir a cada ano as mesmas ações ou refletir e transmitir aos alunos o real sentido e significado dessas datas, de forma que sejam propulsoras de um ensino significativo, não deixando de lado a transmissão de um saber sistematizado. Por isso, se faz necessário partir do pressuposto de que é preciso refletir sobre a forma como são trabalhadas as datas comemorativas dentro da instituição escolar, deixando de ser apenas uma transmissão de conteúdo, apresentação de trabalhos para os pais, ou como uma forma de instigar o consumo. Conforme já discutido, o trabalho com as datas comemorativas, geralmente, vinculam-se às áreas de História e Artes. No caso da História, podemos entender como ocorre essa vinculação resgatando como essa área de conhecimento constituiu-se em disciplina a ser ensinada na escola.

Outro aspecto está no fato de que a sociedade é desigual e a mídia instiga o consumo mesmo dentro da escola, fazendo com que passemos a imagem de que no dia dos pais o mais importante seja o presentear, reduzindo tal data no comprar para alguém e não fazer algo para alguém. Sendo assim quando o trabalho com tais datas é existente mas não é planejado e sistematizado em torno de objetivos definidos, corre-se o risco de incitar para o consumo, ferir a liberdade religiosa ou desrespeitar a diversidade cultural das famílias de alunos. Porém, mudanças só podem ser encaminhadas dentro do ambiente escolar, ou seja, deixando de serem reduzidas à comemorações festivas, apresentações para os pais, ou simplesmente conteúdo a ser ensino.

INDICADORES GESTÃO DEMOCRATICA ESCOLAR PARTICIPATIVA

Os elementos básicos da Gestão Democrática podem se apresentar de várias maneiras, na esfera escolar, as principais são: na constituição e atuação do Conselho escolar; na elaboração do Projeto Político Pedagógico, de modo coletivo e participativo; na definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; na existência do grêmio estudantil; na divulgação e transparência na prestação de contas; na avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; na eleição direta para diretor(a).

CONSELHO ESCOLAR: é um órgão colegiado, representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, sobre a organização e realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com