TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar Democratica

Trabalho Universitário: Gestão Escolar Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 4

Reflexão a luz do texto gestão escolar democrática: Definições, princípios e mecanismos de participação e como o mesmo tem caracterizado o trabalho pedagógico na escola Municipal Dona Jandirinha Sales Joviano.

Após a leitura do texto Gestão democrática: definições, princípios e os mecanismos de participação, consegui refletir de forma mais aprofundada como anda a política educacional e sua relação com a gestão na perspectiva da organização do meu trabalho pedagógico no aspecto democrático.

Durante muitos anos existiu o desejo e a luta de muitos educadores e movimentos envolvidos com a comunidade escolar para que ocorresse nas instituições escolares essa gestão democrática, com o objetivo de se alcançar uma educação pública de qualidade. Entretanto, só a partir da década de 80 que avançamos com a aprovação da Constituição Federal, artigo 206, onde se estabeleceram princípios para a educação, tais como a obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática.

O Plano Nacional de educação – PNE garantiu a gestão democrática, portanto, esse plano aprovado em 2001 pela lei Nº 10.172\2001, traz diagnósticos, diretrizes e metas que estão sendo muito discutidos, onde ocorra não só o acesso, mas a permanência e o sucesso dos alunos.

Na Escola Municipal Dona Jandirinha de Sales Joviano os avanços alcançados são notórios, lá existe de fato o comprometimento com uma gestão democrática.

Estes avanços se iniciaram a partir da construção do PPP da instituição, onde as pessoas se envolveram tanto no administrativo, como no pedagógico abrangendo a comunidade escolar em sua totalidade. Não foi fácil a construção do mesmo, pois exigiu muito estudo, disponibilidade, voluntariado, mas contou com a participação de muitos.

A gestão democrática iniciou-se a partir dele e daí fomos conquistando essa realidade tão almejada por nós. Apesar da superficialidade com que a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trata a questão da gestão democrática.

E através da mobilização da construção do PPP conseguimos tirar do papel e organizar o funcionamento da escola.

Primeiro conquistamos o direito a eleger a direção da escola, com eleições diretas para diretores. E partindo deste início, demos prosseguimento com um trabalho em conjunto para administrar a mesma. Com os conselhos escolares, fomos traçando metas e objetivos para melhoria da nossa escola, onde os recursos adquiridos foram direcionados para metas e objetivos traçados no PPP.

Hoje podemos dizer que existe uma autonomia dentro da instituição, mesmo sendo pública. Aqui nas tomadas de decisão existem a participação efetiva de todos, como pais, professores e demais funcionários. E os alunos, apesar da pouca idade, são consultados para saber como seria uma escola feliz para eles.

Estamos cientes que ainda existem muitos desafios a serem vencidos, para que a cada ano possamos tornar mais dinâmico à construção democrática. No entanto, estes muitas vezes aparecem devido ao tempo escasso para que todos se reúnam e juntos façam valer os desejos e anseios de todos.

Acredito que estamos no caminho certo, entretanto, entendemos que a gestão democrática requer mais mudanças a cada dia, com autonomia de todos. E isso requer mudanças de paradigmas do poder público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com