TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estrategica De Pessoas - Atividade 5 - Pergunta 3

Trabalho Escolar: Gestao Estrategica De Pessoas - Atividade 5 - Pergunta 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 3

Com base em pesquisa realizada pela revista HSM Management, em 2006, com executivos de 200 empresas de grande porte sediadas no Brasil, nacionais e multinacionais, de diversos setores da economia, pode-se observar que A conscientização dos executivos quanto à importância da Gestão do Conhecimento nas organizações se reflete no número de empresas que já adotam alguma prática de gestão do conhecimento, seja formal ou informal: 57,7%. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo. Os departamentos ou áreas organizacionais que mais se envolvem - ou que mais seriam envolvidos no caso de implantação - em projetos de Gestão do Conhecimento, segundo executivos entrevistados pela revista HSM, são: alta gestão (95,2%), recursos humanos (77,4%) e tecnologia da informação (72%) (Fonte: HSM Management, 2006)

Das afirmações abaixo sobre Gestão do Conhecimento (GC), assinale a alternativa INCORRETA:

I. Na GC o indivíduo passa a ser o foco central, deste modo os talentos individuais e a competição são privilegiados.

II. A GC também pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.

III. GC é assegurar que o conhecimento presente em uma organização seja aplicado produtivamente em seu benefício.

IV. A GC tem a finalidade de realizar a captação do conhecimento que envolve as rotinas e práticas dentro da organização com o objetivo de criar métodos para que este conhecimento seja unido, expandido e transferido de forma a aumentar o capital intelectual da organização.

V. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Alternativa I.

Resposta Correta: d.

Alternativa I.

Feedback da resposta: A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. Gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída tornando-se acessível-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com