TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira E Orçamento Empresaria, Noçoes De Atuaria E Direito Empresarial-unidos A Contabilidade Na Vusca Da Vantagem Competitiva Negocial

Exames: Gestao Financeira E Orçamento Empresaria, Noçoes De Atuaria E Direito Empresarial-unidos A Contabilidade Na Vusca Da Vantagem Competitiva Negocial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  5.332 Palavras (22 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 22

Anexo;1" 1. Introdução ............................................................................................3

2. Gestão Financeira e Orçamento Empresarial..........................................4

2.1 Conceitos de Gestão Financeira.............................................................7

2.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa...................................................10

2.3 Principais Decisões de Investimento.................................................11

2.4 Risco eRetorno.................................................................................13

2.5 Principais Tipos de Orçamento ........................................................14

2.6 Pontos Positivos do Orçamento para Gestão.......................................17

3. Conceitos de Atuária............................................................................19

3.1 Previdências no Brasil........................................................................21

4. Sociedades Empresariais e Sociedades Simples ...............................23

4.1 Obrigações dos Empresários e Sociedades Empresariais ................24

5. Conclusão.............................................................................................26

6. Referências..........................................................................................27

3INTRODUÇÃO

Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.

A gestão financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis buscando a perpetuidade, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa. A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços que atendendo a objetivos definidos por uma direção, faz interferir-nos diversosescalões hierárquicos as motivações de lucro e da utilidade social.

Sabendo que a gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam á empresa atingirem e manter o seu nível de atividade desejada, teremos logo a seguir neste estudo uma descrição acerca dos conceitos financeira, através das teorias atuais. Sabiamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente as despesas financeiras. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos de sua receita operacional.

4GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está na vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência. Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho.

Em um recente artigo publicado pela revista Harvard Business Review, JENSEN (2002), discute de forma enfática a função do orçamento das organizações. Segundo o autor:

“O processo de elaboração dos orçamentos é uma piada, e todos sabem disso, consome um tempo absurdo dos executivos, forçando-os a passar por intermináveis e enfadonhas reuniões e tensas negociações, encoraja os gerentes a mentir e enganar.”

Durante o período em que o Brasil percorreu por elevados índices inflacionários, planejar era um verbo difícil de conjugar. Levava-se em conta que a inflação iria distorcer qualquer previsão. Como paliativos surgiram orçamentos emmoeda forte. O fator humano nas questões orçamentárias nos posicionaria que dado um sistema burocrático, o homem buscaria conquistar os fins através de meios que suas ações mostrariam na prática.

A mais completa e plena gestão econômica da empresa é uma das condições indispensáveis para a boa gestão. Gestores que normalmente desprezam tal abordagem podem incorrer em erros de abordagem e compreensão do problema exposto.

Segundo CATELLI (1992:10), gestão econômica é a “administração por resultados” representando um sistema de gestão. Ela agrega noções gerenciais avançadas, reconhecendo aspectos dos princípios de gestão estabelecidos pelas organizações.

5 Sua contribuição é muito importante ao nível das práticas contábeis no que se refere á identificação e mensuração dos eventos econômicos, diferindo das práticas da contabilidade financeira ou societária. Em última análise, o orçamento deve representar a materialização de uma estratégia ou, se quiser aprofundar, deve colocar a missão de uma empresa em prática. A missão de uma empresa segundo CRUZ (1991: 33-34) é a “razão de ser da organização”, sendo seu objetivo de caráter permanente.

Assim, a melhor medida da eficácia empresarial é o lucro. O lucro ratifica a condição de adaptabilidade do processo decisório da empresa, da busca de eficiência no processo físico-operacional, de satisfação interna dos colaboradores e da busca de melhorias constantes. A área da controladoria tenta, com seu objetivo supremo, colocar todos esses fatos na leitura diária dos processos internos, percebendo ameaças ou oportunidades e, finalmente, coloca-os em números para acompanhamento e controle. Variáveis externas e,portanto, sem o menor controle da empresa-alvo, são verificadas por meio de sondagens e pesquisas do ambiente externo e o seu impacto é projetado para o lucro da organização. A verdade é que a informação é o elemento-chave do sucesso das empresas no atual estágio de desenvolvimento. Tapar os olhos para esse fato é um ato inútil e falho do ângulo da gestão estratégica. Atualmente, até mesmo os fenômenos de ordem ambiental ampliam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com