TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Publica

Artigos Científicos: Gestao Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 PRIMEIRO DESAFIO...............................................................................................5

4 SEGUNDO DESAFIO...............................................................................................6

5 TERCEIRO DESAFIO...............................................................................................7

6 QUARTO DESAFIO..................................................................................................8

7 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre o contexto empresarial da região gaúcha, sobre o otimismo e a expectativa de um futuro melhor.

Também não vamos deixar de lembrar da mão amiga, que se chama: Sebrae, sempre companheira do micro e pequeno empresário.

Mas o nosso grande foco é a contabilidade, nessa pesquisa, vamos tentar acompanhar a matemática a serviço da empresa, os fatores ambientais, os aspectos jurídicos, e a participação da contabilidade nas empresas, isso é, a base de tudo. Nesse texto vamos falar dos desafios e incertezas, o desenvolvimento das organizações e até mesmo sua sobrevivência.

O empresário precisa ter competências que possibilitem, não só inserir uma empresa no mundo dos negócios, o empresário é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, usando para detectar oportunidades de negócio.

Os principais traços que caracterizam o empresário são as iniciativas, a independência, a autoconfiança, criatividade, a flexibilidade, otimismo, planejamento, relacionamento, comunicação e organização.

Outro grande passo é procurar conhecer de perto essa profissão, que é de fato a profissão mais antiga e tão importante, a do contador, mas isso é outra história.

2 DESENVOLVIMENTO

Os empresários gaúchos estiveram esperançosos quanto ao desempenho dos negócios nos últimos anos, e o SEBRAE fez parte dessa etapa, informando aos mesmos, as pesquisas de crescimento, e de fato não era para menos, as pesquisas não baixavam de 79% de puro otimismo.

Esse levantamento foi realizado com 400 micros e pequenas empresas localizadas no Rio Grande do Sul, mas todo esse entusiasmo também merecia cautela, algumas optaram por investir em instalações, outras por aquisição de máquinas, e poucas em desenvolvimento de produtos.

Sendo assim, o SEBRAE não ficou de mãos atadas, aumentou o incentivo aos empresários, mostrando a eles, a necessidade de implantação de ferramentas, para a criação de valores e produtos, para assim, decolar de vez o bom negócio.

Outro fato importante foi à falta de estrutura por parte dos empresários, referente à Copa, foram uma média de 75% dos empresários se disseram não preparados para esse evento, mais uma vez o SEBRAE entra em ação e afirma que a espaço para todos.

No decorrer do ano, analisa-se que a principal dificuldade dos empresários é o crescimento a redução de recursos financeiros, a dificuldade de mão de obra qualificada, e a elevação de custos de financiamento.

Sendo que no ano anterior, em 2010, o desempenho foi favorável, tanto para os entrevistados, quanto para os concorrentes dos mesmos, a inadimplência se manteve estável, para a alegria de todos.

Com isso, as dificuldades foram outras, a competição no mercado, a falta de trabalho qualificado, e o excesso de carga tributária.

3 PRIMERO DESAFIO

A matemática está envolvida em cálculos, planejamentos, possibilidades, lucros, prejuízos, prazos e várias outras formas, por isso independentemente da sua área de atuação ela é de grande utilidade para empresas.

As matemáticas básicas assim como a matemática financeira são de extrema importância para a tomada de decisões na empresa, pois trazem maior rentabilidade possibilitando o processo de maximação nos resultados. Ambas podem ser aplicadas em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento a vista ou parcelado.

As funções de um contador são, tradicionalmente, fazer registros contábeis das empresas, cuidarem de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestarem assessoria, fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.

O profissional contador deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias e vontade de manter-se atualizado (em virtude da mudança rápida e constante de leis e tributos).

Esse desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação.

Sendo a contabilidade e a matemática duas ciências essenciais ao desenvolvimento profissional e aos diversos cursos de graduação, surge a necessidade de identificar como a disciplina da matemática pode utilizar-se da contabilidade na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático como função.

Ciências contábeis é uma ciência social e a matemática é uma ferramenta na qual o contador deve conhecê-la muito bem.

4 SEGUNDO DESAFIO

Difícil é trabalhar com incerteza e imprevisibilidade. Os eventos ambientais mudam rapidamente em função das inúmeras variáveis, o administrador não consegue absorver e conhecer todas elas e nem mesmo perceber quais serão suas tendências e resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com