TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Publica

Dissertações: Gestao Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

TEXTO N º 1 - PERCEPÇÃO

PROF ª HELY APARECIDA ZAVATTARO

1- Importância do Estudo da Percepção:

A percepção é básica para a compreensão do comportamento porque é através do processo perceptivo que as pessoas constituem sua realidade. É com base no que é percebido que elas raciocinam, tomam decisões, se comunicam e agem.

A percepção é a porta de entrada para os estímulos e uma janela para a observação.

2- Processo perceptivo:

É através do aparelho sensorial que entramos em contato com o mundo externo, que temos nossas experiências. Para experiências visuais esse aparelho inclui a retina do olho e os neurônios sensoriais que ligam a retina com as áreas visuais do córtex. Os objetos refletem ondas que o atingem, estas ondas de luz atingem a retina, que através de alterações físico-químicas estimulam os nervos visuais, provocando impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro.

3- Natureza do processo Perceptivo:

QUESTÃO BÁSICA: O processo de tradução do sistema perceptivo é passivo (inteiramente determinado pelas propriedades físicas dos objetos e pela estrutura do aparelho sensorial e do sistema nervoso sensorial) ou ativo? O mundo apenas é revelado para nós, ou ao contrário, desempenhamos um papel ativo na criação de nossas experiências?

4- Limitações da capacidade de perceber:

É limitada a capacidade da pesdsoa humana perceber a realidade exterior a si própria, designada pela palavra mundo. Esta limitação decorre, em primeiro lugar, da imensa complexidade e do caráter dinâmico do mundo, que tornam imposível conhecê-lo de forma integral. Em segundo lugar, decorre da própria natureza da percepção, um processo psicológico que envolve outros processos, tais como pensamento, memória, necessidades, sujeitos a variadas perturbações. E decorre finalmente das limitações dos órgãos sensoriais, que como vimos são canais por meio dos quais a pessoa humana entra em contato com o mundo, embora este nos apresente com certa estabilidade, o que nos dá frequentemente a ilusão de uma realidade acabada.

5- Fatores que influenciam a Percepção:

a) Características espaciais dos estímulos (contexto dos estímulos percebidos).

A organização dos estímulos confere aos eventos propriedades diferentes das que neles reconheceriam, quando percebidos isoladamente. Exemplo: foram reunidas algumas figuras geométricas do mesmo tamanho, que em determinados contextos passam a ser percebidos como diferentes.

ILUSÕES

DE TAMANHO DE FORMA DE DIREÇÃO

Muller-Lyer Orbison Hering

b) Estados do organismo, tais como: sono, hipnose, drogas, álcool, emoções, necessidade, memória, características de personalidade.

Estados esses que influenciam na capacidade do cérebro processar informações, daí a defasagem entre o número de estímulos que atinge o ser humano e o número de estímulos que o seu cérebro transforma em informação (limiar de atenção que varia de pessoa a pessoa).

EXPERIÊNCIA PASSADA E PERCEPÇÃO

Estudos desenvolvidos na área de percepção têm demonstrado que a experiência passada do indivíduo também estimula a percepção presente : a percepção de objetos, pessoas e eventos no presente é contaminada pela experiência passada. O indivíduo, portanto, projeta o seu mundo interior naquilo que está percebendo. Por esta razão, diz-se que as pessoas percebem o que querem e não o que realmente existe. Exemplo: as figuras ambíguas são um exemplo de experiências passadas no estímulo presente. Robert Leeper (1935), usou uma figura ambígua que pode ser vista como uma velha feia ou uma jovem bonita. A observação prolongada usualmente permite que o observador veja primeiro uma e depois a outra. Ou seja, a experiência anterior predispõe a seguinte.

MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO

Os estudos realizados por psicólogos sobre a influência da motivação no processo de percepção identifica os fenômenos de vigilância e defesa. A estes fenômenos estão ligadas as dificuldades que os indivíduos tem para perceber estímulos geradores de ansiedade, tensões e angústia. As expectativas de desprazer ou sofrimento podem diminuir a probabilidade de uma percepção, apesar dos estímulos ou eventos constituírem uma clara indicação de suas propriedades.

APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE PERCEPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Na organização observa-se uma constante interação entre os valores e atitudes, motivos e características de personalidade de indivíduos com fatores ambientais como estrutura da organização, valores e objetivos, divisão do trabalho, grupos organizacionais, tecnologia, cargo e atividades, sistema de remuneração, política, diretrizes, grupos de referência, etc. O simples fato de o indivíduo ocupar determinada posição no espaço organizacional limita seu acesso à organização como um todo e a quantidade e a qualidade de informações que irá receber. A limitação da informação, consequentemente limitará seu campo perceptivo. Este fenômeno de limitação perceptiva é chamado por Katz e Kahn (1967) como centrismo de sistema dos membros da organização. A posição na organização portanto, influencia o que o indivíduo percebe. A natureza e a intensidade das tensões organizacionais são fatores que também podem modificar a percepção dos membros de uma organização, a medida em que geram estados emocionais, que por sua vez, influenciam a percepção de outras pessoas e situações.

CONSEQÜÊNCIAS DE PERCEPÇÕES DIFERENTES NA ORGANIZAÇÃO

As pressões grupais, por sua vez, são fatores que afetam diretamente o processo perceptivo. Os membros de um grupo organizacional são levados a perceber eventos e pessoas em função da força grupal. Em certas situações, as diferenças perceptivas entre diversos membros da organização, podem se tornar um fator desintegrador se as lideranças não forem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com