TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Publica

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Estabeleça a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e Planejamento Tradicional. Aponte as características principais de cada um. (2,0 pontos).

Planejamento é uma ferramenta administrativa, que nos dá condições de perceber uma dada realidade, avaliar caminhos e construir um futuro. Permite-nos também reavaliar um determinado processo. É o lado racional da ação. Organiza ações, antecipando resultados esperados. É o calculo que precede e preside a ação.

O Planejamento Tradicional acredita controlar a realidade. É uma ferramenta que apresenta-se hoje desprestigiada por ser identificada como autoritária, tradicional, tecnocrática e determinista. Seu desprestigio deve-se a sua impotência para lidar com a complexidade da realidade social, porque foi concebido com princípios deterministas e de operar em uma realidade complexa e cheia de incerteza. O Planejamento Tradicional trabalha em uma perspectiva, onde o planejamento é definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados. Desta forma assume um caráter determinista em que o objetivo do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas. Nele repousa a capacidade de predição.

O Planejamento Estratégico Situacional surge contrapondo o Planejamento Tradicional. Matus define o Planejamento Estratégico Situacional como uma teoria de Planejamento Estratégico Público, onde seus temas são os problemas públicos e é também aplicável a qualquer órgão cujo centro do jogo não seja exclusivamente o mercado, mas o jogo político, econômico e social. É um calculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo, mas para aumentar a limitada capacidade de previsão. Enquanto o Planejamento Tradicional acredita poder controlar a realidade, o Planejamento Estratégico Situacional pretende apenas influir na realidade.

Planejamento Tradicional:

 Determinista (predições “certas”)

 Objetivista (diagnóstico)

 Predições Únicas

 Plano por setores

 Certeza

 Cálculo técnico

 Os sujeitos são agentes

 Sistema fechado (metas únicas)

 Teoria do controle de um sistema

Planejamento Estratégico Situacional

 Indeterminista (previsões incertas)

 Subjetivista (apreciação situacional)

 Várias apostas em cenários

 Plano por problemas

 Incerteza e surpresas

 Cálculo tecnopolítico

 Os sujeitos são atores

 Sistema aberto (várias possibilidades)

 Teoria de participação em um jogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com