TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Publica

Dissertações: Gestao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  265 Visualizações

Gestão pública é o termo que designa ou integra um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações que tem o interesse público como missão. Abrange áreas como recursos humanos, finanças públicas e políticas públicas. Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesse que afetam toda a comunidade, logo pode haver gestão pública em organizações públicas ou privadas.

Gestão pública é um termo novo, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas advindas do setor privado, outras dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Para entender melhor sobre Gestão Pública, é necessário conhecer a administração pública como um todo.

A Administração pública é um conceito que abrange pelo menos três sentidos distintos, podendo ser entendido como o conjunto de estruturas estatais voltadas para o atendimento de necessidades da coletividade, como o conjunto de funções relacionadas com a gestão da máquina estatal e como área do conhecimento científico-social. Em sentido prático ou subjetivo, administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público ou funcionário público.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com