TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao em saude

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO À DISTÃNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE

ATIVIDADE 1 – A ESFERA PRIVADA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE

O PÚBLICO E PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA

ELISANDRO VOGEL

Três Passos, RS, Brasil

2014

ATIVIDADE 1 – A ESFERA PRIVADA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

ELISANDRO VOGEL

Atividade 1 desenvolvida ao Curso de Especialização de Gestão de Organização Pública em Saúde como requisito parcial para obtenção do grau de                                                    Especialista em Gestão Pública em Saúde

Professor Orientador: Fernanda Sarturi

Tutora: Denize Mafalda

Três Passos, RS, Brasil

2014

A esfera pública e a privada: uma análise da visão contemporânea

Em linhas gerais, setores como o setor público e setor privado; patrões e empregados e o Estado e servidores públicos diferem quanto à aspectos relacionados a várias funções. Abaixo descrevo alguns deles.

Enquanto no setor privado, a remuneração não apresenta limite definido, ficando a cargo da decisão de cada empresa, no setor público é característico a presença de um piso salarial, bem característico a minha função de Farmacêutico, sujeito à gratificações e avanços previstos em lei.

Quanto a forma de contratação, o setor privado tem livre acesso à escolha da característica que melhor ele identificar em um possível funcionário, e isso também se estende à dispensas. Já no setor público, os cargos são criados ou extintos conforme determinações legais, remunerados conforme editais púbicos e determinação legal, tornando estável após o estágio probatório.

Comparativamente à questão da produtividade no setor privado, visto que a empresa privada visa lucro, muitas vezes estipulando metas, algumas vezes irreais, como no caso dos bancários, mas ainda assim que estimulam a concorrência de mercado. Já no setor público a produtividade visa tão somente o serviço público, acarretando por vezes, estresse pela carga de atividade, tendo que suportar em outras, o assédio moral, situações já vividas por mim, enquanto servidor público.

Em se tratando das patrões e empregados, a autonomia salta aos olhos, tendo em vista que o patrão controla a circulação de mercadoria, e portanto o futuro do empreendimento e o lucro. Resta ao funcionário o comprometimento e remuneração ao final do mês.

Por fim, confrontando Estado e Servidores Públicos percebemos que o Estado, mediante a lei, exerce função legislativa regulando relações, traçando o perfil dos direitos e deveres das pessoas e do próprio Estado. Quando exerce a função Jurisdicional objetiva contornar conflitos de interesses entre as partes, enquanto administrativamente, executa os fins desejados pelo Estado, previstos em lei. Cabe ao servidor público prestar serviços e representar o Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com