TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor Em Segurança Privada

Pesquisas Acadêmicas: Gestor Em Segurança Privada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 5

Gestor em Segurança Empresarial

Quais são suas atribuições na segurança empresarial?

O gestor tem por conhecimento um conceito total ou parcial de toda área empresarial no que diz respeito à segurança física, humana e material.

Para que se possa bem desempenhar qualquer atividade de segurança, é preciso ter presentes alguns conceitos.

Segurança Física – é a proteção, em grau variável, que indivíduos adequadamente motivados e treinados, empregando meios e processos diversos, proporcionam a um empreendimento, garantindo-lhe suas instalações, seu pessoal, as condições para seu trabalho e a inviolabilidade do produto desse trabalho.

Neste caso a segurança física admite uma divisão em ramos, cujo conhecimento e compreensão tem enorme importância para o planejamento, a execução e o controle de todas as suas atividades. Esses ramos são:

Segurança Patrimonial – protege as instalações, os recursos e os conhecimentos, principalmente científico-tecnológicos, de propriedade de um empreendimento ou de pessoas. Também diz respeito à proteção de residências.

• Desenvolvimento de planos, levantamentos e inspeções de segurança;

• Acompanhamentos das ordens e dos planos de trabalho do empreendimento;

• Envolvimento de todos os funcionários do empreendimento, considerando-se seus níveis;

• Desenvolvimento de programas de prevenção de crimes

Veja-se o que se entende para cada um dos objetivos mencionados.

Desenvolvimento de planos, levantamento e inspeções de segurança.

Um plano de segurança deve dizer o que fazer para haver segurança, quem fara o que, como será feito e que meios serão empregados para haver segurança.

Um levantamento de segurança é conduzido procurando-se identificar os tipos de crimes mais prováveis que podem vitimar as pessoas ou o empreendimento, as vulnerabilidades dessas pessoas ou do empreendimento.

Procura-se ainda identificar os momentos mais favoráveis para um atentado contra essas pessoas ou empreendimento

Uma inspeção de segurança é aquela que é conduzida verificando-se cada item de equipamento, a situação do empreendimento, o grau de treinamento do pessoal e assim por diante.

Os levantamentos e inspeções de segurança devem ser conduzidos com base em listas de verificação.

Acompanhamento das ordens e plano de trabalho

Só se pode proteger um empreendimento se soubermos o que lá esta se passando. Essa é a razão de se fazer o acompanhamento das suas ordens e dos planos de trabalho.

Envolvimento de todos os funcionários do empreendimento

Envolver todos os funcionários significa desenvolver entre eles uma ambiência de segurança que se define como a conscientização de que cada um é responsável pela própria segurança e pela segurança de seu setor de trabalho. Alcançada a ambiência de segurança, é possível desenvolver um programa de prevenção de crimes.

Segurança Operacional – garante o funcionamento da organização que proporciona a segurança física.

Alguns de seus objetivos são:

• A anulação ou redução de estereótipos;

• Entendimento das técnicas dos criminosos e contraventores para obter informações;

• A obtenção de informes e informações sobre criminosos e contraventores;

• A motivação e o treinamento de pessoal;

• A liderança adequada.

Veja cada um desses objetivos em detelhes.

Anulação ou redução de estereótipos

O estereótipo é uma repetição de gestos ou de posturas. Em segurança, um estereótipo é um tipo de conduta padronizada ou rotineiro, como, por exemplo, efetuar uma ronda sempre pelo mesmo caminho e nas mesmas horas.

Embora seja extremamente difícil anular totalmente estereótipos, eles podem ser reduzidos. Um processo relativamente fácil para isso é introduzir comportamentos aleatórios e inesperados no processo, causando um elemento de dúvida, de incerteza no trabalho dos marginais.

Entendimento das técnicas dos agressores para obter informações

a primeira necessidade é a de obter informações sobre o criminoso e, sem dúvida, vencera aquele lado que dispuser de mais e melhores dados sobre o oponente. Daí se conclui que, para se poder proporcionar segurança a um empreendimento, uma pessoa ou grupo de pessoas, sera preciso entender como o marginal procura obter informações, a fim de impedir que as consiga.

Obtenção de informes e informações sobre os agressores

Somando-se à necessidade de entender as técnicas usadas pelos criminosos para obter informações, é preciso dispor de informações sobre eles: quanto maior o acervo de informações disponíveis, maiores serão as probabilidades de sucesso. Ou seja, maior será a segurança.

Motivação e treinamento do pessoal

Quando não se dispõe de pessoal motivado e com treinamento adequado não se poderá dispor de segurança. Convém mencionar que o treinamento é extremamente importante para motivar as pessoas, instilando-lhes a autoconfiança e a confiança nos meios de que dispõe para o desempenho funcional. Além disso, o treinamento deve ser voltado para o tipo de atividade que será exercida. Não se pode pretender, por exemplo, que um vigilante acostumado ao trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com