TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental - Carbono Neutro - Natura

Monografias: Gestão Ambiental - Carbono Neutro - Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução:

1.1. Natura Cosméticos:

A Natura é criada em 1969 com a proposta de utilizar ingredientes naturais nas fórmulas de seus produtos, e desde então vem desenvolvendo a marca através da sustentabilidade.

A Natura é uma marca nacional que hoje está presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil é a indústria líder do mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, como também no setor da venda direta. Assim, o maior foco será na venda dos produtos através das consultoras que irão até os clientes para atender e entender as suas necessidades. Sendo que os maiores clientes da Natura são mulheres pertencentes à classe A e B da sociedade brasileira, entre 25 e 60 anos.

A marca busca um equilíbrio entre as dimensões econômicas, social e ambiental, em que desde a sua criação busca meios de amenizar o impacto ambiental decorrente de sua atividade.

Hoje a empresa conta com o número de 7.000 funcionários, identificados como "colaboradores", e o de consultoras estimado em 1,5 milhão com uma receita líquida anual superior a 6,3 bilhões.

Em busca da sustentabilidade são criados produtos como a linha Natura Ekos e a SOU, que procuram não só o desenvolvimento sustentável como buscam um consumo consciente desde a concepção do produto, até o processo de produção e da comunicação com os consumidores finais. Além de buscarem a vegetalização dos seus produtos, em substituição aos insumos tradicionais de origem mineral e animal.

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em 2012, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Esse investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados entre 2011 e 2012, de 67,2%.

1.2. A Natura e o seu compromisso para a redução de gases de efeito estufa:

A Natura ao elaborar o programa Carbono Neutro, que será explicado nesse relatório, reafirma o seu compromisso com o meio ambiente por ter estabelecido uma meta para a redução dos gases que causa o efeito estufa (GEEs).

Ressalta-se que o projeto em questão não foi o primeiro a buscar atenuar a emissão dos gases causadores do efeito estufa. Como dito anteriormente, a Natura sempre buscou o seu desenvolvimento de forma sustentável, pensando sempre na interação homem/natureza.

Conclui-se que a Natura desde a sua criação busca um desenvolvimento sustentável entre a produção e o meio ambiente, ou seja, não foi por um motivo de “adequação” ao mercado que o foco da marca mudou, visto que o enfoque sustentável na época em que foi criada não era a principal “bandeira” das empresas. O que mostra genuinamente a sua preocupação com natureza, sendo o principal motivo para grupo tê-la escolhido para a elaboração desse relatório.

2. Carbono Neutro:

O programa carbono neutro foi criado com o objetivo de fornecer aos clientes da marca produtos neutros no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa geradas em todo o ciclo de vida, desde as atividades de extração de matérias-primas até o descarte final no meio ambiente.

Para a implementação desse programa todas as áreas da empresa foram envolvidas, desde a extração da matéria-prima até o consumidor final, sendo visualizado o engajamento de todos os setores da empresa para que o compromisso assumido por ela seja alcançado.

2.1. Motivação para a criação do programa

A Natura tem a preocupação com a sustentabilidade desde sua fundação, porém, em decorrência das crises geradas pelo aquecimento global a empresa assumiu uma mudança nos padrões de consumo e produção. Por esse motivo a Natura reconheceu o compromisso com “a construção de um novo modelo de negócios, capaz de criar valor superior nas dimensões econômica, social e ambiental”.

Assim, após verificar os resultados do inventário de emissões de gases, a Natura se deu conta com a realidade da sua emissão, e consequentemente, a sua contribuição para o efeito estufa desde o fornecimento da matéria prima até a disposição final das embalagens. Desta forma, diante da ideologia sustentável da empresa foi implementado o programa Carbono Neutro, que busca neutralizar todas as emissões a partir de 2007.

No caso Natura, podemos afirmar que o Microambiente foi o fator que mais influenciou no processo da tomada de decisão da redução drástica da quantidade produzida pela empresa de gases causadores do efeito estufa, visto que foi uma decisão interna da empresa. Em 2007 a empresa ainda não sentia as pressões externas do capitalismo sustentável, por isso consideraremos apenas a influencia do ambiente interno da empresa.

2.2. Outras alternativas consideradas para solucionar o problema do efeito estufa:

Em 1997, quando o mundo viu nascer o Protocolo de Kyoto, a frota de distribuição na Grande São Paulo foi convertida para gás natural veicular (GNV).

Antes mesmo do projeto Carbono Neutro, em 2000, a Natura preocupada com os gases do efeito estufa patrocinou o Projeto Natura de Desenvolvimento Científico e Ambiental no entorno da Ilha do Bananal (Pium, TO), que tinha por objetivo o sequestro do carbono.

Concomitante ao projeto Carbono Neutro a empresa fez a troca do etanol pelo álcool orgânico, que é utilizado para a produção de perfumes Natura, e com isso ocorreu uma redução de 54% de GEEs. Além disso, foram inaugurados novos Centros de Distribuição, descentralizando a separação dos pedidos dos consultores, reduzindo o tempo de entrega e a emissão de GEE com a otimização do transporte rodoviário. Como também é incentivado o transporte marítimo de produtos para abastecer os principais países da América Latina.

A Natura substituiu também toda a frota de carros da força de vendas e, a partir de 2012, passou a oferecer um cartão que limita o abastecimento a etanol dos carros flex.

Desta forma, conclui-se que a preocupação da Natura com a emissão de gases de efeito estufa (GEE) ocorre antes mesmo do projeto em questão. Observa-se que são implementadas diferentes formas de redução da emissão, não se limitando ao programa Carbono Neutro.

2.3. Benefícios esperados:

O benefício esperado será de atingir a equidade das emissões de gases causadores do efeito estufa, ou seja, como próprio nome do programa traz, de neutralizar suas emissões.

2.4 Implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com