TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental Desenvolvimento Sustentavel

Exames: Gestão Ambiental Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

LUCYANE ALMEIDA FERREIRA

Este trabalho fala sobre a Pesquisa Operacional Utilizada no Modelo de Centralização de Estoques para a Logística e Suprimentos da Exploração e Produção da Petrobras.

PROFESSOR: FRANCISCO

NITERÓI

2014

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo de apoio à decisão de centralização de estoques que possa ser base de uma metodologia de gestão integrada do suprimento das unidades operacionais do segmento de Exploração e Produção de petróleo (E&P) da gigante do setor petrolífero Petrobras. A partir da análise de dados e informações relativas aos itens estocados nas unidades enfocadas e a revisão de estudos similares sobre centralização e gerenciamento de estoques, selecionou-se um modelo adequado à logística de suprimento do E&P-Nordeste. Dessa forma, esse vai orientar a escolha da localização de centrais de administração compartilhada de estoques com base principalmente nos custos logísticos por unidade da empresa. É pressuposto que seriam possíveis reduções de estoques de itens comuns pela consolidação da rede de instalações.

ESTUDO DE CASO

A atividade de Exploração e Produção da indústria de petróleo, denominada segmento lastreiam, abrange as áreas de prospecção de jazidas, desenvolvimento de reservas, produção de petróleo e gás natural. Pertencendo o E&P a uma atividade de mineração – pesquisa e lavra de hidrocarbonetos, a localização de suas instalações produtivas depende de onde sejam descobertas as jazidas. Cada campo, ou grupo de campos de petróleo, se constitui em uma unidade de extração, cuja vida útil e volume produzido dependem das características do reservatório até que ele seja deletado. As atividades de pesquisa e desenvolvimento de reservas caracterizam-se pelo uso intensivo de capital e elevado risco de insucesso econômico. Essas características refletem-se na busca da maximização da eficiência operacional na pesquisa exploratória, na perfuração de poços e também na fase de produção, por meio da operação contínua e da máxima utilização da capacidade instalada.

O atual sistema de gestão de estoques do E&P/Petrobras é descentralizado com determinados itens podendo ser estocados em várias unidades, com parâmetros de ressuprimento predefinidos e estoques de segurança mantidos em cada uma delas. As compras também são feitas de forma descentralizada, sendo que para alguns itens o fornecedor é único. Essa situação duplica atividades realizadas dentro do mesmo segmento e diminui uma das forças competitivas da empresa, o seu poder de compra, isso considerando somente o E&P.

Buscando economias de escala, o planejamento de estratégias logísticas estimula o projeto de redes orientadas para a eficiência baseadas na consolidação de locais de estocagem. Visando desenvolver um instrumento de suporte gerencial para a revisão e o estabelecimento de políticas de gerência de estoques para o segmento do E&P, foi realizado um estudo de caso para o gerenciamento dos estoques das suas unidades operacionais do Nordeste. A abordagem adotada nesse estudo de caso está alinhada às diretrizes de planejamento da alta administração da empresa que vem procurando estimular o fortalecimento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com