TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho do desenvolvimento sustentável ambiental para o social, o social à economia

Seminário: O caminho do desenvolvimento sustentável ambiental para o social, o social à economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Trajetória da sustentabilidade do ambiental ao social, do social ao econômico

1) O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: Ambiental – Para produzir recursos para qualidade de vida das pessoas, de modo que não desgastamos o meio ambiente.

Econômico – Produzir para o meio ambiente uma forma mais responsável, procurando um custo mais barato de energia principalmente as renováveis, e tecnologia que auxilie nisso, aumentando a economia sem prejudicar o planeta.

Social – Permitir que todos tenham uma vida digna e saudável, que os bens sejam partilhados e o limite de desigualdade seja aceitável, definindo mínimo e máxima dos recursos e bens, sem que prejudique o próximo e o planeta terra.

Cultural – Promover mudanças no meio intelectual, priorizando a não degradação do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir, a mudança cultural certamente mudara o estilo de vida e a linha de pensamento das pessoas, de modo útil.

Político – Que a política seja um instrumento útil na conscientização trazendo mudanças positiva, unindo todas as outras propostas, fazendo com que elas aconteçam.

2) Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R:Econômica: Aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, recursos permissivos como fontes fósseis de energia, recursos delicados e mal distribuídos são água e minerais alguns chamam de eco eficiência , a inovação da tecnológica leva a sair do clico fóssil da energia (carvão,petróleo,gás) ampliar a desmaterialização da economia.

Ambiental: Modelo de produção e consumo seja compatível com material que se assenta a economia com subsistema do meio natural, tratando-se de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua auto- reparação ou capacidade de resiliência.

Social: Supõe que a sociedade sustentável dos os cidadãos tenha o mínimo necessário uma vida digna, que ninguém absorva o bens, naturais e energéticos que sejam prejudiciais isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade.

3) Acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: 1-Tecnológica: Que acredita que o homem consiga desenvolver meios que superem o limite dos recursos naturais que temos hoje.

2-Mudança: Radical, mudar totalmente o modo como vivemos, diminuindo drasticamente o consumo.

3-Possibilidade:Seria não conseguir fazer nada, levando a humanidade a extinção.

4)Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com