TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de administração de comercial

Trabalho acadêmico: Conceitos de administração de comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  6.881 Palavras (28 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 28

UNIDADE 1

INTRODUÇÃO

À ADMINISTRAÇÃO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Ao final desta unidade, você será capaz de:

• Compreender e interpretar os mais diversos conceitos de administração.

• Identificar e explicar os principais desenvolvimentos na história do pensa-

mento administrativo.

Instrumentalizar as funções técnicas de gestão adotadas ao longo da história.

PLANO DE ESTUDOS

A sua unidade está dividida em três capítulos sendo que no final de cada um

deles você encontrará: um resumo, três questões abertas e três fechadas e sugestões

de leitura que ajudarão a fixar os conhecimentos adquiridos.

CAPITULO 01- SURGIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES,

EMPRESAS E O CONCEITO DE GESTÃO

CAPITULO 02 - HISTÒRIA DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 03- HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

WEBER E TEORIA DA CONTIGÊNCIA

CAPÌTULO 1

1.INTRODUÇÃO

A Administração faz parte do nosso cotidiano, mesmo sem perceber, quer seja nas atividades domésticas, quer seja no trabalho, ela está sempre presente. No planejamento diário que fazemos mesmo que mentalmente, isto é no dia anterior fazemos nossa agenda diária e planejamos como, por exemplo: “ás 08 h irei ao médico, as 10h00 irei ao dentista, ao meio dia volto ao trabalho”, etc. ou até na elaboração de um orçamento de fato praticamos á administração do tempo e das atividades.

Na administração do trabalho ou das empresas o conceito torna-se mais abrangente. O acesso a produtos e serviços que temos no dia a dia demonstra que houve algum tipo de organização ou administração para a produção dos mesmos.

As empresas vendem satisfação ao cliente, ao acionista, aos funcionários, fornecedores e para tanto necessitam ser bem administradas. Diante disso conclui-se que administrar seria o processo de realiar ações empregando recursos para alcançar determinados objetivos.

2. ADMINISTRAÇÃO

No item anterior demonstramos que a Administração está presente em nossas vidas. Em função de sua dimensão vamos explicar a conceituação e componentes relacionados a ela. Essa conceituação é imprescindível quando focamos no que nos interessa que é: utilização de conceitos administrativos nas organizações. Nos capítulos a seguir o objetivo é esclarecer esse conceitos para um brilhante exercício do estudo da administração.

2.1 CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO

A literatura acerca da concepção e significado da administração é vasta, com diferentes conceitos em vários textos, é evidente que varia conforme a época, as influências da contemporaneidade, a percepção do autor, etc. A seguir apresentaremos alguns conceitos diversos de administração:

Apesar da importância desses conceitos selecionamos um conceito, para o aprofundamento em nossos estudos:

Conceituamos então administração como:

O processo de organização, liderança, planejamento e controle das atividades dos componentes de organização, e do emprego, e também de todos os recursos inerentes a organização e ao negócio para o alcance das metas e objetivos propostos.

O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO

Recursos Desempenho

 Humanos

 Financeiros

 Matérias primas

 Tecnológico

 De informações PLANEJAMENTO  Realização dos Objetivos

ORGANIZAÇÃO  Produtos

CONTROLE  Serviços

LIDERANÇA  Eficiência

 Eficácia

Processo Administrativo

Fig. 01: O Processo de Administração. Fonte: DAFT (199.p.05)

Segundo Fayol a administração é imprescindível em qualquer nível de utilização de recursos na concretização dos objetivos. Porém a razão de sua importância, estudo e aplicação é a consequência sobre o resultado nas empresas.

2.2 ADMINISTRAÇÃO-CONTROVÈRSIAS- ARTE OU CIÊNCIA

Existem algumas controvérsias acerca da administração se consideram arte ou ciência. Segundo Matos¹ (2009, p.349) diz: “os predicativos “ciência” e “arte” são entendidos como antagônicos por intenções retóricas ou, porque realmente existe uma problemática entre eles”.

Alguns autores o consideram como arte, outros como ciência. O entendimento de administração como ciência pode ser percebida como um processo técnico, racional, uma ciência assimilada por meio de uma formação. Ao mesmo tempo como arte induz mais de intuição e visão, do que técnica.

Portanto administração como ciência quando suas premissas estão escritas e validadas. Chiavenato (1993, p.61) diz: “ciência da administração”.

Como ciência a administração é a essência de um sistema, organizado com teorias validadas recomendando as ações em situações específicas, cabe ressaltar que não é uma ciência exata pela própria dinâmica dos negócios, por operar com gestão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com