TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Informação

Trabalho acadêmico: Gestão Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONCEITUAÇÃO 3

2.1 Estudo preliminar do Sistema de Informação 3

2.2 Análise do Sistema atual de Informação 5

2.3 Especificação do Sistema de Informação 8

2.4 Programação do Sistema de Informação 8

2.5 Disponibilização e uso do Sistema de Informação 9

3. METODOLOGIA 10

4. RESULTADOS 10

4.1 Estudo preliminar do Sistema de Informação 10

4.2 Análise do sistema atual de Informação 12

4.3 Especificação do Sistema de Informação 12

4.4 Programação do Sistema de Informação 12

4.5 Disponibilização e uso do Sistema de Informação 13

5. RECOMENDAÇÕES 17

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

7. BIBLIOGRAFIA 18

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a informação é tudo na administração de uma organização, mas para que uma boa informação seja eficiente e eficaz é necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, com agilidade e confiabilidade. Para isso é fundamental entender como os Sistemas de Informação, são fundamentais para uma empresa e colocar em prática aquilo que realmente precisa.

O objetivo do projeto foi verificar o Sistema de Informação atual da Marcenaria Cariri, como não existe uma informatização dos dados de entradas e saídas da mesma, foi sugerindo o Software BMS Marcenaria que é um software simples e dinâmico, que ter por objetivo facilitar o seu dia-a-dia auxiliando no gerenciamento e monitoramento das atividades. Possui um design moderno, avançado e de fácil uso que irá auxiliar no controle total do seu negócio, otimizando e automatizando os processos, fornecendo ainda informações confiáveis e um atendimento ágil e direcionado a cada tipo de cliente.

2. CONCEITUAÇÃO

2.1 Estudo preliminar do Sistema de Informação

Pode-se descrever a informação como uma mensagem de comunicação audível ou visível, em geral apresentada sob a forma de documento, que envolve um emitente e um receptor e cuja finalidade é mudar o modo como o destinatário vê algo ou exercer algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. Diferente dos dados, a informação tem significado e se organiza tendo em vista algum fim (DAVENPORT e PRUSAK, 1998).

A evolução da importância da informação nas organizações ocorreu da seguinte forma: na década de 50, considerava-se a informação um requisito burocrático necessário, que contribuía para reduzir o custo do processamento de muitos papéis; nos anos 60 e 70, via-se a informação como um suporte aos propósitos gerais da empresa, que auxiliava no gerenciamento de diversas atividades; a partir das décadas de 70 e 80, passou-se a compreender a informação como um fator de controle e gerenciamento de toda a organização, que ajudava e acelerava os processos de tomada de decisão, e, da década de 90 até os dias atuais, passou-se a reconhecer a informação como um recurso estratégico, uma fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa (LAUDON e LAUDON, 1996).

Há poucas décadas, existia um ambiente menos instável, onde tudo se processava de maneira mais lenta, mas que, a partir do início dos anos 90, novos fatores, como a abertura aos produtos estrangeiros, concorrentes mais agressivos, fornecedores mais fortes e clientes mais exigentes, tornaram o mercado mais dinâmico e competitivo.

Para assegurar a permanência e os lucros, as organizações resolveram adotar uma estratégia inovadora, apoiada com firmeza na informação, então compreendida como um capital estratégico, que possibilitava às empresas conhecerem seu próprio ambiente, mercados, consumidores e competidores (PAPA FILHO e VANALLE, 2002).

Sofisticando-se os mercados, tornou-se necessário aperfeiçoar as áreas de informação das empresas, agregando-se estratégias para obter sucesso. A mensagem estratégica que uma economia fundamentada na informação transmite é tão visível, que a informação passou a ser a base para a competição, capaz de acionar as alternativas tecnológicas para o seu gerenciamento (McGEE e PRUSAK, 1994).

Acredita-se que nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da informação e se envolvem na sua gestão (PORTER e MILLAR, 1985). A empresa deve ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos, pois é dela que depende o sucesso ou o fracasso das decisões tomadas por seus responsáveis e também por todos os seus colaboradores. A informação é, por conseguinte, um elemento primordial nas organizações, que torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade (FREIRE, 2000; SANTOS, 2001).

Além disso, é preciso considerar que a estratégia sempre se formula com base nas informações disponíveis e que por isso nenhuma estratégia será melhor do que a informação da qual deriva. Deste modo, o que determinará a excelência de uma empresa será o fato de ser capaz de coletar, organizar, analisar e programar mudanças a partir de informações, integrando-as no processo de melhoria contínua de suas atividades (REZENDE, 2001).

A informação é fundamental no apoio às estratégias e aos processos de tomada de decisão, porque, conforme afirma Beuren (2000), possibilita um maior controle das operações empresariais. Para a autora, utilizar a informação significa interferir no processo de gestão com a possibilidade de provocar uma mudança organizacional, uma vez que este uso afetaria os diversos elementos que compõem tal sistema.

Pode-se considerar a gestão como um conjunto de processos que englobam atividades de planejamento, organização, direção, distribuição e controle de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com