TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Produção E Logística UNIDADE 8

Trabalho Escolar: Gestão De Produção E Logística UNIDADE 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  3.495 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Na gestão da logística empresarial o domínio dos fundamentos relativos aos indicadores, que permitem medir resultados facilitando o controle e o ato de tomar decisões, é estratégico para atingir resultados positivos. Diversos tipos de controle são necessários e, como exemplo, podemos citar a tabela abaixo que indica a movimentação do estoque de determinado item no primeiro trimestre de 2010. A partir de controles desse tipo, diversos indicadores podem ser calculados:

Mês Estoque inicial Entradas Saídas Estoque final Estoque médio

Jan 20 40 30 30 25

Fev 30 50 40 40 35

Mar 40 20 50 10 25

Em relação aos principais indicadores logísticos, É INCORRETO afirmar:

Resposta Selecionada: e.

Levando-se em conta a mesma tabela do item de estoque analisado, o cálculo da cobertura resulta em 0,71 dias.

Resposta Correta: e.

Levando-se em conta a mesma tabela do item de estoque analisado, o cálculo da cobertura resulta em 0,71 dias.

Feedback da resposta: A Cobertura de estoque é o indicador que mede o número de unidades de tempo que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média em um determinado período. Deve-se considerar 90 dias (e não três meses), porque o item em questão dá o resultado em dias. Então, a cobertura será 90 / 4,24 = 21,23 dias.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O método de análise da classificação ABC é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de estoques, proporcionando informações relevantes sobre aqueles produtos que tem maior ou menor giro relacionados com o custo de obtenção. Estoques elevados para atender a demanda, acarretam na necessidade de elevado capital de giro e consequentes custos elevados. Porém baixos estoques podem acarretar se não forem adequadamente administrados, custos difíceis de serem contabilizados decorrentes de atrasos de entrega, replanejamento do processo produtivo, insatisfação do cliente e, principalmente, a perda do cliente. A importância do correto controle de estoques dá-se quando os bens necessários estão disponíveis no momento exato para atender as necessidades do mercado. Uma boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de produção. (http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administracao-de-materiais-classificacao-abc/38833/). A Classificação ABC de estoques:

I. É uma técnica utilizada para ordenar ou separar os itens do estoque em função de alguns fatores considerados estratégicos e relevantes para o administrador de materiais,

II. Também conhecida como sistema de custo ABC (Activit Based Cost), o qual tem como princípio elaborar o custeio da empresa utilizando como base as atividades realizadas em função dos produtos elaborados.

Resposta Selecionada: b.

A afirmação (I) é correta e a (II) incorreta.

Resposta Correta: b.

A afirmação (I) é correta e a (II) incorreta.

Feedback da resposta: A afirmação (I) é correta e a (II) incorreta. O sistema de custo ABC (Activit Based Cost), realmente tem como princípio elaborar o custeio da empresa utilizando como base as atividades realizadas em função dos produtos elaborados. Porém, nada tem a ver com a classificação ABC. São análises totalmente diferentes.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Christensen Roder é um tradicional fornecedor de discos de corte diamantados, que atua há 51 anos no mercado industrial brasileiro. Seus discos são recomendados para corte de concretos, granitos, mármores, pedras de ardósia, azulejos, cerâmicas, telhas, tijolos e outros materiais abrasivos e não metálicos. No inventário periódico em seu almoxarifado, a contagem dos discos diamantados Super-Corte, resultou em 2000 unidades, sendo que há uma divergência de 120 unidades em relação aos controles informatizados deste item Sabendo-se que no total foram contadas 3150 unidades, de diversos tipos de discos, podemos afirmar que a acurácia somente do item acima foi de:

Resposta Selecionada: c.

94,00%.

Resposta Correta: c.

94,00%.

Feedback da resposta: Como foi pedida somente a acurácia do item, resulta em (2000-120) / 2000 x 100 = 94,00%.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Indicadores são parâmetros definidos e possíveis de serem dimensionados com o objetivo de facilitar as decisões e os controles da gestão. Um dos indicadores mais utilizado é o Inventário, ou seja, a atividade de contagem dos estoques. Observe-se que muitas vezes a palavra inventário é utilizada para designar o próprio estoque. Com relação ao inventário, É INCORRETO afirmar:

Resposta Selecionada: a.

O objetivo do inventário é verificar pela contagem, as quantidades dos materiais do estoque, sob a dimensão física e não sob a dimensão lógica.

Resposta Correta: a.

O objetivo do inventário é verificar pela contagem, as quantidades dos materiais do estoque, sob a dimensão física e não sob a dimensão lógica.

Feedback da resposta: O objetivo do inventário é verificar fisicamente as quantidades de materiais dos estoques, confrontando-as com as quantidades registradas nos sistemas lógicos de controle.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

O controle de movimentação de mercadorias e de estoque é uma área de extrema importância na logística de uma empresa. É através desse controle que é possível prever a quantidade necessária de produtos no próximo pedido ao fornecedor, além de informações úteis sobre as vendas, muitas vezes não tão claras ou exatas quanto nos relatórios fornecidos pelo setor. Dessa forma, o principal objetivo do controle de movimentação de mercadorias e de estoque é otimizar o investimento na área, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, além de minimizar as necessidades de capital investido em estoque. A partir dessa noção, surge a necessidade de realizar esse controle de um modo inteligente e com a mínima margem de erro possível - o que remete à aplicação da tecnologia RFID. O sistema de controle de estoque baseado em identificação por rádio frequência possibilita que a produção, as vendas, as datas de validade e a localização de um produto sejam controlados de forma segura e com amplas vantagens em relação ao código de barras. A contagem de estoque, por exemplo, é instantânea, o que beneficia os sistemas empresariais de inventário. A localização dos itens ainda em processo de busca, a melhoria no reabastecimento do estoque e a identificação de itens com validade vencida também são grandes diferenciais. (http://www.marx.com.br/rfid/noticia-119-) Com relação ao controle do esforço logístico, podemos afirmar:

I. O controle da logística deve receber constante atenção por parte do administrador, pois um ambiente em constante mutação e sujeito a eventos imprevisíveis desvia as atividades logísticas de seus níveis de desempenho planejados.

II. O controle gerencial envolve a definição de metas e padrões de desempenho e tomadas de ações corretivas.

III. As ferramentas básicas de controle são os diversos relatórios e auditorias que medem o desempenho, bem como os softwares de gestão e operação da cadeia de suprimentos.

Resposta Selecionada: e.

As afirmações (I), (II) e (III) são corretas.

Resposta Correta: e.

As afirmações (I), (II) e (III) são corretas.

Feedback da resposta: Todas as afirmações estão corretas e constituem o controle do esforço logístico de uma empresa.

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »