TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Artigo: Gestão De Projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho seram apresentadas formas inovadoras de uma empresa ter sucesso aplicando projetos, seja pra uma melhoria interna ou externa ou inovação e criação de um produto. È necessário que empresas estejam sempre atualizadas e informadas para fazer parte de um ambiente tão competitivo.

Apresentação da Empresa

ETDINIZ

A empresa Etdiniz, localizada na cidade de Pau dos Ferros – RN, na rua Dom Pedro II, n 181, CEP 59900000.É constituída de uma matriz e uma filial, sendo que a matriz é no varejo.No tamanho de 400 metros quadrados, 15 funcionários atendendo só consumidor final.

A filial é atacadista, abastecendo com seus produtos quase toda a cidade de Pau dos Ferros e aproximadamente 50 cidades da região.

O atacado com um aproximado de 2.500 itens. Quanto ao varejo, trabalha com aproximadamente 8.000 itens.

A empresa atua com uma equipe de colaboradores de 55 equipes de vendedores, sendo 10 externos.

Com uma frota própria para fazer as entregas semanais e com as visitas semanalmente feitas pelos vendedores.

Os clientes da Etdiniz são supermercadistas, mercearias, bares, restaurantes, conveniências e farmácias com 1.500 metros de área.

A Etdiniz, sempre super-reconhecida e valorizada em toda a cidade por muitos e muitos anos, vem conseguindo segurar sua clientela até os dias de hoje, mesmo com toda a concorrência existente. Esse sucesso se explica por sempre pensar no melhor para seus clientes. Com um ótimo preço e bastantes ofertas, a empresa sempre está premiando seus clientes com brindes e promoções afim de cada vez mais assegurar sua preferência no mercado.

Definindo Gestão de Projetos

O que é gestão de Projetos? A elaboração de um projeto se dá a partir de uma idéia, um sonho, visão de futuro e até mesmo da identificação de uma necessidade resultando em uma iniciativa bem definida. Todo projeto necessita de uma estrutura inicial, desenvolvimento e encerramento e para tanto é importante que haja um planejamento inicial bem fundamentado, onde cada passo da criação do produto ou negócio deve ser avaliado de forma detalhada.

A proposta do projeto deve ser analisada de forma criteriosa a fim de se tornar um diferencial que garanta seu sucesso e cative o cliente, ou seja, faça com que ele se interesse pelo produto ou serviço prestado.Administrar e gerenciar um projeto são vivenciar, compartilhar um processo de mudança. É a competência de transformar o imprevisível em algo planejado com prosperidade e ainda raciocinar sobre a utilização de recursos e a realização de objetivos, assegurando orientação para resultados, controlando prazos, custos e pessoas.

Resumidamente, as etapas básicas para execução de um projeto são: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Dentro de cada etapa são atribuídas diversas técnicas que colaboram diretamente com o desenvolvimento do projeto, oferecendo maior garantia de que os objetivos almejados sejam alcançados dentro dos critérios estabelecidos em sua criação, não comprometendo seu tempo de conclusão e nem os custos desejados, como geralmente ocorrem na maioria dos projetos concluídos. Entre outros aplicativos de apoio, uns dos mais utilizados é o modelo internacional no gerenciamento de projetos (Metodologia PMI), que abrange nove áreas do conhecimento a ser executado dentro de cada atividade no processo. Essas áreas permitem uma visão mais ampla de cada passo a ser discutido garantindo o sucesso de cada etapa.

Apresentação do escopo do projeto

Ao visitarmos a empresa, procuramos alguma falha ou necessidade da mesma, e constatamos que seria de grande importância se fizéssemos um plano de projeto em cima do controle de estoques.

Analisamos com muita calma e notamos que os estoques não estavam setorizados. Mostramos o erro ao dono da empresa e o problema foi resolvido.

Esse plano de projeto teve uma importância muito grande, pois com as mercadorias dos estoques organizadas devidamente, tudo fluirá mais fácil e a empresa ficará com uma padronização cada vez mais profissional.

Tarefas e pessoas envolvidas

Conforme mostra o texto, as empresas costumam não abrir mão das antigas formas de administar e não aplicam tecnologias e não buscam formas de gerenciar seus projetos. As empresas atualmente estão, em grande parte, presas a modelos organizacionais tradicionais, que confinam os projetos às áreas funcionais, o que parece uma contradição, uma vez que possuem atividades de naturezas distintas.

Para Engwall (2003), os projetos não podem ser vistos como ilhas isoladas na organização; Grabher (2002), por sua vez, destaca que projetos constituem organizações embutidas em um contexto não só organizacional, mas social, destacando a ecologia de projetos. A busca nas empresas por estruturas inovativas que apresentem baixo nível de formalização e possibilitem multiplicidade de comando, diversificação elevada e comunicação horizontal e diagonal, tem sido frequente entre as empresas que precisam articular as atividades rotineiras e não rotineiras. Em um ambiente inovador, no qual as empresas necessitam realizar projetos que envolvam várias áreas funcionais, o uso da estrutura funcional apresenta limitações. Com a necessidade de diversificar e integrar tecnologias no desenvolvimento de novos produtos e processos, as empresas passaram a buscar novas formas organizacionais que pudessem responder a estes desafios, com o intuito de buscar uma maior integração e resolver os problemas existentes (PATAH; CARVALHO, 2002).

Indicadores de tarefas Indicadores de pessoas

Desempenho técnico: indicador que visa medir o aprimoramento técnico de seus membros; Envolvimento da equipe: referem-se aos stakeholders e ao resultado do projeto em si;

Planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com