TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Monografias: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Diante de um cenário em que a globalização tornou os mercados mais competitivos, no qual a mudança faz parte da rotina e a base do negócio é o aperfeiçoamento contínuo, e os clientes passaram a ter mais opções de escolhas, mais informações sobre o que estão adquirindo e, conseqüentemente passaram a ser mais exigentes quanto à qualidade, preço e entrega, torna-se imprescindível que as empresas adquiram vantagens competitivas, que identifiquem o seu diferencial.

Para alcançar este objetivo e sobreviver neste ambiente de constantes mudanças, o gerenciamento de projetos aparece como uma ferramenta competitiva.

No mercado da moda, o Brasil produziu no ano passado 5,6 bilhões de peças (vestuário, meias e acessórios) e consumiu 1 milhão de toneladas de tecido, gerando US$ 15,9 Bilhões e 1,1 milhão de empregos. (Fonte: “O Mercado de Moda no Brasil – Vestuário, Meias e Acessórios Têxteis”-Instituto de Estudos e Marketing Industrial).Dentro deste contexto e como apresentado ao longo deste plano de negócios, a indústria da moda configura-se como um mercado em expansão e sem grandes barreiras de entrada. Mais que isso, identificam-se nichos com alto potencial de lucratividade ainda pouco explorados, tais como o segmento de roupas femininas e acessórios de tamanhos especiais (tamanhos acima do 46).

A escassez de ofertas de produtos para este segmento, negligenciado por grifes e lojas em shoppings, aliada ao desejo do público feminino de estar sempre em sintonia com as tendências da moda, fazem com que muitas mulheres que necessitem de roupas e acessórios de tamanhos especiais se disponham a investir valores mais altos em suas compras.

Assim, apresenta-se aqui um plano de negócio estruturado para a abertura de uma loja de roupas de tamanhos especiais na cidade de Belo Horizonte. Como diferenciais competitivos, a empresa apresentará variedade de produtos para um manequim maior que 46 e atendimento diferenciado aos clientes.

Apresentação da empresa

O presente projeto apresenta informações e estimativas para abertura de uma loja de roupas detamanhos especiais no município de Belo Horizonte, em um bairro da cidade, Barro Preto, que é um cluster de moda. Verifica-se a carência de oferta para esse público diferenciado.

DADOS DA EMPRESA

NOME: Bella Vita.com

ENDEREÇO: Mato Grosso, 539 – Bairro Barro Preto - 30170-110

ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.bellavita.com.br

Dados dos Dirigentes

A empresa, Bella Vita.com, será uma sociedade composta por um proprietário, responsável por funções como compra, negociações, controle e supervisão; uma gerente e quatro vendedoras que serão treinadas para serem, também, consultoras de moda. Em principio a empresa será de pequeno porte não necessitando, portanto, de um gestor para cada função gerencial.

Diretor da empresa: responsabilidade no projeto: gerir todas as atividades principais da empresa, como compra de produtos, negociações com fornecedores, controle da parte financeira e supervisão da loja.

Gerente: responsabilidade no projeto: atuar de forma eficaz no cadastro de clientes e supervisionar o atendimento.

Caixa: controle de caixa.

Vendedora e consultora de moda: responsável pelo atendimento aos clientes e orientação nas compras.

O que é a “Gestão de Projetos”

Entendendo que “Gestão” é “o ato de gerir, gerenciar e administrar” pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração específica. Essa especificidade não é diferente de outras, a saber: Gestão de Pessoas; Gestão Ambiental; Gestão Financeira e etc. Porém, é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

O Guia PMBOK –conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”

A ISO 10006:1997 –define a gerência de projetos como: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.”

Portanto, observa-se que para a gestão de projetos são exigidas diversas disciplinas de gerenciamento, bem como a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso, entende-se que, o gestor de projeto necessita dominar os ambientes da organização, bem como estar atualizado com o campo de atuação do projeto e ter qualificações em Gestão de Projeto, Gestão de Negócios e Técnica.

Avaliação das oportunidades

A empresa irá atuar com revenda de roupas femininas de tamanhos especiais para atender as mulheres que gostam e seguem as tendências de moda e não tem facilidade em encontrar numeração adequada.

O crescimento da obesidade na população urbana brasileira, oriunda do sedentarismo e da má alimentação comum em pessoas que vivem em grandes centros urbanos como Belo Horizonte, criou uma população que não está dentro do perfil que a maioria das empresas na indústria da moda identifica como mercado alvo. Muitas mulheres reclamam do descaso de grifes e até mesmo do mau atendimento de vendedores de lojas ao perguntarem por roupas de tamanhos especiais. Para suprir a necessidade dessas mulheres de perfil diferenciado, dispostas a pagar por roupas de qualidade que surgiu a idéia da abertura da loja Bella Vita a empresa tem como objetivo principal vender roupas femininas de tamanhos especiais com um ótimo padrão de qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com