TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDADE 1

Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

Uma empresa de telefonia opera há muitos anos no segmento de telefonia celular com bastante sucesso. Esta empresa sempre se mostrou pioneira na implantação de novos produtos e serviços e mantém um alto grau de satisfação dos usuários. Percebendo uma queda significativa nos índices de satisfação com relação ao serviço Pré-Pago, sua diretoria constituiu um grupo para acompanhamento dos níveis de satisfação deste serviço. Este grupo será foi constituído como uma unidade da organização, em caráter definitivo e com uma estrutura de inicial e fixa de 5 funcionários. Considerando a situação acima é correto afirmar:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Mesmo sendo uma ação que será contínua, pode ser considerada um projeto por sua preocupação com a estratégia corporativa da empresa

Resposta Correta: c.

Esta iniciativa não pode ser considerada um projeto visto que não constitui um esforço temporário para criar um produto ou serviço

Feedback da resposta:

A iniciativa descrita não pode ser considerada um projeto, pois a constituição de uma unidade definitiva não caracteriza um esforço temporário para criar um produto ou serviço e sim caracteriza um esforço contínuo de operação para melhoria dos índices de satisfação

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

O PMI (2008) define stakeholder como “pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas”.

Considere a situação descrita abaixo:

Uma distribuidora de veículos (concessionária) de médio porte no interior paulista resolve participar de uma feria agropecuária em sua cidade. A feira agropecuária é um evento anual que a cidade promove para mostrar e premiar animais e criadores da região, além de expor produtos agrícolas e outros produtos de diversas áreas. Normalmente neste tipo de evento são comercializados espaços demarcados ao céu aberto, dentro do centro de exposições agropecuárias da cidade. As empresas interessadas em participar do evento e expor seus produtos, devem alugar estes espaços e montar uma espécie de show room para demonstração e comercialização de seus produtos. Eventos como este são considerados projetos, visto serem um esforço temporário com um

fim específico. Para este projeto, a distribuidora de veículos em questão, precisou primeiramente definir um orçamento, para em seguida fazer um planejamento de como seria organizado o espaço, considerando o orçamento. A partir deste planejamento inicial foi definido pela empresa que seria necessário um “Estande” com proteção contra chuva, onde ficariam os vendedores e um espaço Vip para clientes. Foi definido também um espaço aberto e coberto, onde ficariam um pequeno show para os carros e que resguardaria os clientes do sol e eventuais eventos de chuva. Além disso, foi necessário a alocação de vendedores do quadro da empresa para o evento, bem como recepcionistas contratadas especificamente para este fim.

Na situacão descrita não pode ser considerado um exemplo de stakeholders:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

As recepcionistas

Resposta Correta: e.

Os veículos

Feedback da resposta:

Os veiculos não podem ser considerados stackholders deste projeto porque ele não são pessoas ou organizações e portanto não são afetados pelo projeto.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

É muito comum em gestão de projetos a confusão entre os conceitos de projeto e operações de rotina, que podem ser etendidas como procedimentos contínuos e repetitivos em uma organização. São as operações de rotina que dão continuidade e sustentação aos negócios da empresa. Desta maneira, como exemplo de operação de rotina pode-se citar:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Administração de recursos humanos

Resposta Correta: a.

Administração de recursos humanos

Feedback da resposta:

Administração de recursos humanos é um exemplo de atividade de rotina pois ocorrem atividades repetitivas. Os demais itens são exemplos de projetos (temporário, objetivo unico)

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Segundo o PMI (2008) "um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos.Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.”

Considerando o conceito proposto, pode-se citar como exemplo de projeto:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Lançamento de uma nova marca de cerveja

Resposta Correta: e.

Lançamento de uma nova marca de cerveja

Feedback da resposta:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com