TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Trabalho Universitário: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  9.320 Palavras (38 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

RESUMO...........................................................................................................................4

INTRODUÇÃO.................................................................................................................6

1 ETAPA 1......................................................................................................................................7

1.1 Aula - tema: Fundamentos da Administração: Conceito e Antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial......................................................7

2 ETAPA 2......................................................................................................................................9

2.1 Aula - tema: Escola clássica Taylor, Ford. Escola clássica Fayol. Escola clássica Weber. Evolução da escola clássica..............................................................................................................9

CONCLUSÃO Error: Reference source not found4

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) aplicada para a disciplina de Teoria da Administração é importante para que possamos conhecer o significado do contexto da administração, seus princípios, divisões e toda a sua importância histórica.

Através da ATPS pudemos conhecer o movimento inicial da administração cientifica, as divisões da escola clássica, sua evolução e toda a sua teoria burocrática, com base nos principais idealizadores desse início de estudo administrativo, Taylor, Ford, Fayol e Weber e suas ideias desenvolvidas para administrar, gerir, organizar, coordenar e controlar grandes empresas, traçando metas e objetivos claros de crescimento, definindo toda hierarquia e formalidade no tratamento entre funcionário/diretor e aplicando um plano básico de ação, afim de estruturar uma microempresa, cheia de problemas, em sua maioria ocorridos por falta de conhecimento da administração.

1 ETAPA 1

1.1 Aula - tema: Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

A administração pode ser definida como o processo de formar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. Ela deve cuidar de negócios, pessoas ou recursos, sempre com o mesmo objetivo, atingir metas, tendo como principal ação, dirigir e gerenciar, baseando-se em planejamento, organização, liderança, controle e execução. O conceito de administrar evoluiu ao longo dos séculos, onde tem se as primeiras evidências de seu uso, na formação dos primeiros agrupamentos humanos.

Desde 4000 AC., quando a revolução agrícola evoluiu para a revolução urbana e surgiram as primeiras cidades e estados houve a necessidade de mercados com ofertas e demandas baseadas em trocas.

A Administração tem tantas divisões que já foi chamada de selva das teorias e a fim de organizar essas ideias elas foram divididas em escolas, enfoques e modelos, vamos falar um pouco sobre essas quatro principais linhas de pensamento:

Escola Clássica: Eficiência de processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização, tendo com principais pensadores Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber,

Escola Neo Clássica: Estrutura organizacional, estratégica, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção, seus pensadores foram, Pierre Du Pont e Alfred Sloam.

Enfoque Comportamental: Diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social.

Enfoque Sistêmico: Complexidade, Sistemas.

Ela é a única ferramenta que ajuda a entender e manejar complexidade, desde que você consiga estabelecer limites para sua observação.

A Revolução Industrial surgiu na Inglaterra no final do século XIII foi marcada pelo inicio de um avanço tecnológico, onde houve a substituição do trabalho humano, por trabalho das máquinas trazendo mudança na vida das pessoas.

No centro da revolução, uma nova fonte de energia, o motor a vapor, que foi aperfeiçoado por James Watt, que servia diariamente na indústria. Com tudo o aperfeiçoamento do motor a vapor forneceu uma energia mais barata e mais eficiente modificando e revolucionando a indústria e o comercio.

Com a revolução da máquina o mercado cresceu muito e as indústrias precisavam de mais trabalhadores e máquinas para uma produção em grande escala. A mão de obra foi diversificada e cada pessoa foi se especializando em uma área, e todos os produtos tinham que tornar internacionais, foi preciso de administradores para planejar e executar o que precisava ser feito, como, liderar o ser humano e garantir que o trabalho saia da forma correta. Como nessa época surgiram os administradores, eles tinham um pouco de dificuldade com o analfabetismo sendo que era preciso algumas habilidades para ler e calcular. Na segunda revolução surgiram novas fontes de energia, a eletricidade, o petróleo, houve também a transformação do ferro em aço, a invenção do gerador elétrico. E na terceira revolução surgiu a tecnologia, computador e biotecnologia.

A revolução industrial é dividida em três períodos no processo da industrialização.

1760 a 1850 ocorreu a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia a vapor.

1850 a 1900 cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem e as hidrelétricas passariam a ser utilizadas.

1900 até dias atuais - período que surgiu e se renova os meios de comunicação.

Com tudo isso a revolução industrial teve um grande impacto no estudo e na prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com