TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Casos: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

7ª Série Gestão de Projetos

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico

de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas

práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação

intelectual.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as

competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA Tarcisio Torres Silva Anhanguera Educacional

.

Administração - 7ª Série - Gestão de Projetos

Tarcisio Torres Silva

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.  Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.  Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

Produção Acadêmica  Textos parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3.  Relatório da concepção e acompanhamento do projeto na Etapa 4.

Participação Para a realização desta ATPS, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e- mails ao mesmo, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em páginas de formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina;  nome do tutor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Administração - 7ª Série - Gestão de Projetos

Tarcisio Torres Silva

Pág. 3 de 3

DESAFIO

O objetivo deste desafio é analisar a situação vigente de uma empresa real e observar suas necessidades mais evidentes. A partir da constatação dessas necessidades, o grupo deve conceber um projeto que supra essa demanda. Para tanto, deve levar em consideração as pessoas envolvidas, o tempo de execução, o orçamento e a estrutura necessária. Exemplos de projetos que podem ser propostos: abertura de uma nova loja, ampliação da estrutura atual da empresa, implantação de um programa de treinamento, implantação de programas de talentos (estágio e trainee), alterações nos processos de produção ou distribuição, etc. Este desafio é importante para que a equipe perceba a relevância da Gestão de Projetos e como ela pode ser aplicada em um ambiente real.

Objetivo do Desafio Relatório com a apresentação e acompanhamento do projeto.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda o que é a Gestão de Projetos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Em equipe, debater sobre as empresas com que o grupo tem contato. Analisar a possibilidade de se realizar um trabalho de Gestão de Projetos em uma dessas empresas. Para tanto, o grupo deverá observar as necessidades dessas empresas e a disposição de seus gestores para que ocorram melhorias ou mudanças por meio de projetos. Observar, também, se já existe uma cultura de Gestão de Projetos nessas empresas.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com