TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Monografias: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA: GESTÃO DE PROJETOS

Projeto apresentado à Disciplina de Gerencia de Operações do Curso Pós Graduação – MBA em Administração Estratégica da Faculdade Estácio de Sá, como exigência para aprovação do Modulo.

Professor Wagner Attina

Rio de Janeiro

2012

RESUMO

Nas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias consequências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.

SUMÁRIO

Introdução .................................................................................................. 07

Capitulo I: História da Gerência de Projetos.............................................. 08

Capítulo II: Projetos................................................................................... 10

Capitulo III: O Gerente de Projeto............................................................... 11

Capitulo IV: Abordagem Tradicional............................................................ 13

4.1 As variáveis................................................................................................. 15

4.1.1 Tempo......................................................................................................... 16

4.1.2 Custo........................................................................................................... 16

4.1.3 Escopo......................................................................................................... 17

4.2

4.2.1

4.2.2

4.2.3

4.2.4 Acompanhamento do Projeto .....................................................................

Tela Principal de um Projeto ......................................................................

Gráfico de Grantt.........................................................................................

Gráfico de Recursos....................................................................................

Diagrama de Rede...................................................................................... 17

18

19

20

21

Considerações Finais 22

Referências Bibliográficas 22

INTRODUÇÃO

Gestão de Projetos ou Gerência de Projetos, Gerenciamento de Projetos ou ainda Administração de Projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Segundo PMI® (Project Management Institute – 2004), Gestão de Projetos é o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas as atividades do projeto, de forma a satisfazer suas necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.

CAPÍTULO I: HISTÓRIA DA GERÊNCIA DE PROJETO

Como uma disciplina, a gerência de projeto foi desenvolvida de diversos campos de aplicação diferentes, incluindo a construção civil, a engenharia mecânica, projetos militares, etc. Nos Estados Unidos, o "pai" da gerência de projeto é Henry Gantt, chamado o pai de técnicas do planejamento e do controle, que é conhecido pelo uso do gráfico de barras como uma ferramenta de gerência do projeto, para ser um associado às teorias de Frederick Winslow Taylor de administração científica, e para seu estudo do trabalho e da gerência do edifício do navio da marinha. Seu trabalho é o precursor a muitas ferramentas de gerência modernas do projeto, tais como a WBS (Work Breakdown Structure) ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) de recurso que avalia o trabalho.

Os anos 1950 marcam o começo da era moderna da gerência de projeto. Outra vez, nos Estados Unidos, antes dos anos 50, os projetos foram controlados basicamente se utilizando os gráficos de Gantt, técnicas informais e ferramentas. Nesse tempo, dois modelos de projeto matemático foram desenvolvidos:

Program Evaluation and Review Technique ou o PERT, desenvolvido com a parte programa do míssil do submarino Polaris da marinha dos Estados Unidos' (conjuntamente com o Lockheed Corporation) e Critical Path Method (CPM) desenvolvido em conjunto por DuPont Corporation e Remington Rand Corporation para projetos da manutenção de planta. Estas técnicas matemáticas espalharam-se rapidamente em muitas empresas.

Em 1969, o Project Management Institute foi dando forma para servir ao interesse da indústria da gerência de projeto. A premissa do PMI é que as ferramentas e as técnicas da gerência de projeto são terra comum mesmo entre a aplicação difundida dos projetos da indústria do software à indústria de construção. Em 1981, os diretores do PMI autorizaram o desenvolvimento do que se transformou em um guia de projetos o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), contendo os padrões e as linhas mestras das práticas que são usados extensamente durante toda a carreira profissional do gestor de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com