TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Artigos Científicos: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Gestão de Projetos

Sumário

ETAPA 1

Descrição da Empresa 3

Gestão de Projetos 4

ETAPA 2

Plano de Projeto 5

Escopo 5

ETAPAS 3 e 4

Cronograma de Atividades 6

Monitoramento 8

Analise de Riscos 8

Considerações Finais 9

Bibliografia 10

Etapa 1

Análise da empresa ABC Office Shop

Nome da empresa: ABC Office Shop.

Localização: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 02 Lote 668, Brasília – DF.

Tipo de segmento em que atua: Artigos de papelaria como livraria, informática, papelaria em geral, produtos de limpeza e alimentos.

Porte: Grande, sendo uma das maiores do seu ramo, na região de Brasília e do Centro-Oeste.

Produtos comercializados: Grande mix de produtos, incluindo materiais de escritório, papelaria, móveis, livros, informática, produtos de limpeza e alimentícios.

Público-alvo: Estudantes, Empresas privadas, Instituições Públicas e Escolas.

Quantidade de Funcionários: 141 Funcionários

Gestão de Projetos

A gestão de projetos é a aplicação de habilidades, técnicas e conhecimentos específicos a fim de executar projetos de forma eficiente e eficaz, permitindo que a empresa una os resultados do projeto com o objetivo do negócio. Trata-se de uma estratégia cujo o objetivo é melhorar o gerenciamento e aumentar a capacidade de competição em seus mercados.

A gestão de projetos segue algumas rotinas comuns que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de padrões, sendo elas: manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

Koontz e O’Donnel afirmam: “Gerenciar consiste em executar atividades de tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria.”

Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:

• Início

• Planejamento

• Execução

• Monitoramento e Controle

• Encerramento

Etapa 2

Plano de Projeto

Escopo

Definição do problema ou situação geradora do projeto: Aumento das despesas e gastos da empresa e diminuição da lucratividade.

Justificativa (o porquê) do projeto: Atualmente a ABC Office Shop se encontra numa difícil situação, em que foi constatado que está havendo um aumento nos seus gastos operacionais e com materiais, e que este aumento não está refletindo no crescimento de faturamento e lucratividade da empresa. Assim os diretores e gerentes da ABC, viram a necessidade de implantar um plano de projeto para solucionar esses problemas que foram detectados.

Objetivo geral e objetivos específicos do projeto: Diminuir gastos e otimizar as operações da empresa. Aumento da lucratividade.

Resultados esperados com a realização do projeto: Espera-se com a realização desse projeto, que a ABC consiga reduzir seus gastos, otimizando suas atividades e processos, de forma a proporcionar a elevação das vendas e outros serviços prestados por ela, assim como a sua lucratividade.

Abrangência do projeto: O projeto terá como público alvo os clientes internos e externos da empresa. Atuando em todas as áreas da empresa, focando principalmente nos funcionários que estão diretamente ligados com as atividades fins da empresa, ou seja, a venda de mercadorias, incentivando o aumento das vendas e a adesão de novos clientes e permanência dos antigos. Também será feita a análise e avaliação de todas as atividades executadas pela empresa, a fim de detectada e eliminar as atividades desnecessárias, e o aperfeiçoamento e otimização das que precisem de melhorias.

Plano de Ação

Desdobramento de atividades e tarefas: Análise e avaliação das atividades como fornecedores, estoque, distribuição, vendas, entre outras. Reorganização e implantação de novos métodos de trabalho nas funções que necessitam de melhorias.

Estimativa de custos e recursos:

Como objetivo deste projeto é a diminuição de gastos, a ABC irá utilizar a maior parte dos recursos financeiros aplicados neste projeto, para a qualificação e treinamento dos seus funcionários, para que eles adquiram a consciência e discernimento das funções essenciais da empresa e das suas atividades, para que utilizem de maneira holística os recursos e procurem evitar os desperdícios.

Mapeamento dos Processos

Em busca de um melhor entendimento dos negócios presentes e futuros, a ABC adotou o mapeamento dos projetos com o intuito de melhorar os processos existentes e de implantar uma nova estrutura a fim de melhorar o nível de satisfação dos clientes e aumentar o desempenho do negócio.

Resultados e Benefícios

1- Simplificação das Operações – Redução do ciclo das operações, eliminação das atividades que agregam valor (aprovações desnecessárias, retrabalhos, desperdícios e os relatórios)

2- Redução de Custos – Os recursos são usados com mais eficiência e ajudam na redução de custos, na otimização dos recursos e no aumento das atividades operacionais.

3- Aumento da Satisfação do Cliente – Ajuda ter foco no cliente, entregando um produto com a qualidade esperada e no prazo certo.

4- Melhoria da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com