TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Monografias: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Para enfrentar a situação de constantes mudanças, as organizações procuram definir e planejar suas estratégias de acordo com objetivo que desejam alcançar. São as estratégias que orientam, internamente, a execução de ações em relação ao mercado e seus concorrentes, a fim de que se possam alcançar os objetivos traçados para organização. Para que o desenvolvimento da gestão por projetos seja eficaz, é imprescindível a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias as atividades do projeto, conhecendo as suas cinco fases do projeto suas características. Em Administração e Produção e logística durante o trabalho conheceremos quais as variáveis que o administradores precisam levantar para tomar a decisão de localizar uma empresa quais método técnicas demanda.Com tudo é preciso que o empreendedor analise o mercado em que esta inserido ou deseja adentrar para verificar a oportunidade que determinará o crescimento do seu negocio e obterá o sucesso desejado .

DESENVOLVIMENTO

Se for observar bem o conceito dos projetos, fica fácil separar um do outro, vamos observar, por exemplo, uma rotina diária para manutenção de um equipamento, ele não é temporário, uma vez que ele é feito diariamente e não em um tempo determinado, ou seja, é um trabalho continuo, agora para adquirir e instalar a maquina você provavelmente se deparou com uma situação mais próxima de um projeto, uma vez que não representa um trabalho continuo, ele tem começo, meio e fim, além de criar um resultado único.

Então vimos que operações e projetos são diferentes, uma forma simples para não se confundir é pensar que os processos são aquelas atividades continuas e rotineiras dentro da empresa, como pagamento de colaboradores, limpeza, compra de insumos, fabricação ou comercialização, tudo isto são processos.

As cinco principais fases dos projetos

Existem projetos de todas as formas e tamanhos, desde o planejamento de um pequeno evento a criação de um novo veicula espacial, mas independente do tamanho dos projetos, todos eles tendem a seguir cinco principais processos em consequência das boas praticas em projetos que são:

• Iniciação: Este é o primeiro processo de qualquer projeto, nele são desenvolvidos quais os objetivos principais do projeto, principais pessoas envolvidas no financiamento do projeto, ou seja, todos os atributos de alto nível do projeto.

• Planejamento: Aqui é onde você vai planejar e compreender como você vai desenvolver o projeto, quais colaboradores serão alocados, mensurar os custos de vários processos, criarem planos de contingência, entre outros.

• Execução: Esta é a parte do projeto onde existe o maior número de trabalho, é onde o trabalho é feito.

• Monitoramento e controle: Esta é uma parte fundamental de todo projeto que busca chegar o mais próximo do proposto inicialmente, é onde a qualidade é alcançada, com o monitoramento e o controle, a fim de não deixar os problemas acabarem com o projeto.

• Encerramento: Aqui é onde uma das características do projeto toma forma, que é sua natureza finita, é onde ele é encerrado e entregado para o patrocinador.

As nove áreas de conhecimento do projeto são:

1. Gestão de Integração do Projeto

Processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.

2. Gestão de Escopo

Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

3. Gestão de Tempo

Descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.

4. Gestão de Custo

Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.

5. Gestão de Qualidade

Garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

6. Gestão de Recursos Humanos

Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

7. Gestão de Comunicação

Refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação,armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.

8. Gestão de Riscos

Conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.

9. Gestão de Aquisição

Planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento.

Administração de Produção e Logística

A tomada de decisão é certamente a atividades mais frequente que encontramos dentro das empresas. Algumas dessas decisões são de grande relevância, outras nem tanto. A determinação da localização é certamente uma das escolhas que tem maior impacto nos resultados. Apesar disso, os tomadores de decisões das empresas ainda não utilizam métodos científicos na hora de escolher a localização de suas instalação. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar alguns dos problemas enfrentados e os métodos hoje disponíveis que podem ser utilizados nesses momentos nas empresas.

Variáveis que impactam na decisão de localização

Classicamente são duas as variáveis que acabam influindo nesse processo: as alterações na demanda de bens e serviços e as alterações na oferta de insumos para a operação. (SLACK et al., 1997; LONGENECKER et al., 1997)

Impactando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com