TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem como objetivo retratar a importância da Gestão de Projetos na Administração das empresas, apresentando as necessidades mais evidentes na execução de um projeto, levando em consideração o tempo de execução, estrutura, orçamento, membros envolvidos e cronogramas de execução, observando a forma adequada de apresentar o projeto, detalhando como serão avaliados os resultados e a importância dos mesmos para a melhoria da administração da empresa.

GESTÃO DE PROJETOS

Para tratar de Gestão de Projetos devemos ter idéias, produtos, clientes, localização e pessoas envolvidas ou outro fator. Em segundo lugar, um projeto deve ter objetivo claro, e só assim chegar no final do projeto com sucesso. Sempre ciente que em todos os momentos lidamos e envolvemos com pessoas, por exemplo, equipe do projeto, cliente envolvido, quem financia o projeto e outras áreas envolvidas e até mesmo os fornecedores.

Não podemos confundir projeto com um novo negócio, projetos podem ser de vários tamanhos e tipos, e podem englobar diferentes áreas de atuação, não tendo assim nada a ver com a criação de um novo negócio.

Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para confecção de atividades relacionadas, visando atingir um conjunto de objetivos definidos. Conhecimento e práticas da gestão de projetos são muito bem descritos em termos de seus processos componentes, processos esses que podem ser classificados em cinco grupos:

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

Gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.

“Um projeto é uma reunião de esforços aplicados de forma integrada na busca de um objetivo bem definido”. Segundo o PMI (Project Management Institute), projeto é: “Um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único”.

No entanto, os projetos não se restringem a empreendimentos grandiosos. Todos nós os executamos em nosso dia-a-dia: a construção de nossas casas, nossas viagens e, até mesmo, nossa própria vida são exemplos de projetos.

Muitas pessoas – senão todos – já coordenaram projetos ao menos uma vez. A humanidade executa projetos desde os primórdios da civilização. As caçadas organizadas por nossos ancestrais e a construção das grandes maravilhas do mundo, como as Pirâmides ou a Grande Muralha da China, podem ser consideradas como tal. Guardadas as devidas proporções em relação à época em que foram realizadas, essas obras podem ser comparadas a grandes projetos atuais como o Projeto Manhattan, que construiu a primeira bomba atômica, ou o Projeto Apollo, que permitiu ao homem chegar à Lua.

GERENCIAMENTO DO PROJETO

O acompanhamento das fases de um projeto é feito pelo Gerente de Projetos, que deve gerenciar, administrar e coordenar todas as etapas, do inicio ao fim, utilizando técnicas, conhecimento e habilidades para garantir o sucesso do mesmo, atingindo os objetivos para o qual foi criado.

ÁREAS DE CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS

Existem técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com