TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Recursos Humanos 1º Semestre - Atividade De Economia E Mercado

Exames: Gestão De Recursos Humanos 1º Semestre - Atividade De Economia E Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

1º Semestre.

ECOMONIA E MERCADO

Nome : Fulano da Silva

CAMPUS - CONSELHEIRO NEBIAS.

Conteúdo visto em sala de aula para a P1.

1- Conflito distributivo:

Governo, Família e estado; O governo aumenta os impostos fazendo com que as empresas sejam forçadas a aumentar os preços, forçando assim o orçamento das famílias e são obrigadas a consumir menos.

2 – Economia Regional:

Determinados serviços são “fortes” em determinadas, cidades, bairros ou países. Por exemplo, a baixada Santista onde o setor de prestação de serviços é o pioneiro e o da indústria é secundário, já o turismo se encontra na terceira posição.

3 – Ciência Econômica:

É a ciência que estuda a atividade produtiva, estuda as relações de troca entre os agentes econômicos (governo, estado e famílias). Focaliza estreitamente nas questões referentes ao uso mais eficiente dos recursos materiais escassos para a produção de bens.

4 – Fatores de produção:

Terra, capital, trabalho e Tecnologia. Estuda a distribuição de renda, a oferta e demanda de bens e serviços e conseqüentemente os preços. Generalizadamente, estuda as empresas, as famílias ou então a atividade econômica de toda uma sociedade.

5 – Economia política:

Estuda as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens definindo e garantindo o cumprimento de leis.

6 - Conceito de escassez:

O conceito de escassez surge á partir da idéia de que as necessidades humanas são infinitas, porém a capacidade de atendê-las é finita (demais).

7 – “Lei Psicológica”:

É sobre o consumo da população. Quando o pode aquisitivo de população aumenta, não significa que se vá comprar mais, e sim que serão adquiridos produtos ou bens de melhor qualidade.

8 – PEA:

População economicamente ativa (deve-se retirar os muito jovens, idosos, incapacitados e os que não buscam por participar ativamente da economia) e então teremos os indivíduos economicamente ativos.

9 - Sistema Econômico:

Sistema econômico é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas, que são as atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens ou serviços.

10- O que produzir?

A sociedade terá que fazer escolhas dentro das opções e possibilidades. Quais produtos e quantidades serão fabricados.

11- Como produzir?

Também será necessária a escolha da sociedade os recursos que são utilizados, sem esquecer que os recursos são escassos.

12 – Para quem produzir?

Será necessário também por parte da sociedade a escolha de como os membros participarão distribuição dos resultados da produção e se todos participaram igualmente ou se uns serão mais beneficiados mais que os demais.

13 – Microeconomia:

Estuda teoria da economia, que estuda a teoria do funcionamento do mercado, de um determinado produto, grupo, ou seja, o comportamento de vendedores e compradores.

14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com