TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Atividade Prática Supervisionada. Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Seminário: ATPS – Atividade Prática Supervisionada. Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Seminário  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Professora: Ma. Irma Macário

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Apresentação ou Publicação

Deise Eliege Santos Souza RA 3839727241

Edna Aparecida Arvatti Oliveira RA 4311780833

Magna Bezerra Santos RA 3821671840

Regina Aparecida Andrade Souza RA 4200054144

Renata Oliveira de Souza RA 3824686328

Osasco/ SP

2013

INTRODUÇÃO

Ao se abordar a temática de Recrutamento e Seleção no trabalho apresentado, iremos considerar as principais forças que dão contorno á “guerra pelos profissionais”.

Apresentamos o contexto atual em que as atividades de captação e seleção se inserem, analisando o seu impacto no papel do selecionador, iremos discutir como embase melhor as decisões de contratação, para conduzir os processos seletivos e analisar os impactos da automatização.

Mulder (2000) chama atenção também para a interdependência entre talento individual e talento organizacional. O primeiro tem como componentes as capacidades (saber e saber fazer), o compromisso (querer fazer) e a ação (poder e conseguir fazer).

Quando selecionamos pessoas, estamos trazendo para a organização competências individuais que, se não forem bem aproveitadas não se tornarão profissionais de qualidade assim não gerando o resultado preciso. O antigo termo recrutamento e seleção ganham outras denominações “captação e seleção de talentos” e mais recentemente “atração e seleção de talentos”. Como foco e competência, os processos seletivos buscam respaldar-se em técnicas de seleção que permitem melhor avaliação dos candidatos.

A seleção e o recrutamento também influenciam a maneira como os profissionais se oferecem no mercado de trabalho. É preciso que o profissional tenha bem claro o foco que pretende dar sua carreira e saiba explorar a valorizar bem as suas competências no mercado de trabalho.

Finalmente, o sucesso das atividades de captação e seleção depende do esforço integrado de um time formado pelo candidato, técnico de RH, gestor e pela organização.

O setor de Recursos Humanos tem como objetivo colocar a pessoa certa no lugar certo de acordo com a necessidade da organização, o processo seletivo é de suma importância no crescimento da organização, a chave do sucesso é ter um bom planejamento e organizar tudo de maneira eficaz.

Dessa forma esse trabalho foi estruturado pensando na importância da sintonia entre todos os envolvidos em um processo seletivo, com a intenção de proporcionar informações fundamentais a atualizadas visando o sucesso da organização e dos candidatos que se oferecem no mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Justificativa da contratação

A área de Recursos Humanos sem dúvida faz muita diferença entre empresas em um mundo globalizado em que preço, qualidade e prazo de entrega são obrigações em qualquer companhia tem que ter para sobreviver, ira se sobressair, aqueles que possuem com o diferencial o seu entendimento, tanto cliente interno quanto externo.

Até alguns anos atrás, recursos humanos era um departamento presente apenas em grandes corporações, hoje sabemos que o Ativo mais precioso da organização são as pessoas, que farão o diferencial da empresa, através de seu atendimento, sendo assim o RH não pode ser um luxo das grandes CIAs., as pequenas e médias organizações, tem que se utilizar desse setor estratégico, e sempre buscar um lugar a sombra em seu segmento. Claro que para as pequenas e médias empresas, constituir um RH estratégico que faça parte da gestão do negócio será mais difícil, já que a verba disponível não é exatamente o que o setor necessita.

A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos. As mesmas precisam adequar-se as necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes.

O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, as mudanças ocorrem de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque de adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado. Sabemos que devido a grande concorrência no mercado o profissional de RH é solicitado para que haja uma reação imediata os novos desafios encontrados no mercado, por existir uma com competitividade cada vez maior. Muitas vezes é necessário alterações na estrutura da própria empresa. Essa é uma ferramenta importante é muito utilizada pelas organizações, seja para ampliar seja para criar um departamento ou melhora-lo, seja ainda, para contratar pessoal e para outras necessidades. A maneira mais rápida e eficiente é a contratação de uma profissional de RH para que apresente uma consultoria, com intuito de receber um diagnósstico e orientação para que ocorra uma melhoria que agregue valor em sua eficiência e em sua eficácia. As análises e estudos produzidos pelo profissional de RH oferecem amplo benefício para seus clientes, trazendo assertividade nas decisões e maior rentabilidade para a empresa, realizando uma parceria com foco voltado para os resultados que se traduz em inúmeros benefícios a empresa. É imprescindível que haja uma relação de credibilidade e confiança entre as partes. O profissional irá passar as ferramentas adequadas para a busca e a eliminação das causas dos problemas. Contudo, o profissional não irá trazer a “fórmula mágica” para solucionar tudo, pois se a empresa não estiver disposto a realizar uma feedback para promover mudanças é mais difícil ver os bons resultados. Observa-se que quando há uma relação de abertura entre a empresa e o setor de Recrutamento e Seleção, geralmente, se consegue superar obstáculos de ordem conceitual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com