TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Dos Ativos Intangíveis

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Dos Ativos Intangíveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MANOEL ADRIANO ALMEIDA DA COSTA – A1754D-9

TEMA:

Questões da NP1 – Gestão dos Ativos Intangíveis

Sorocaba

2013

UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MANOEL ADRIANO ALMEIDA DA COSTA RA: A1754D-9

TEMA:

Questões da NP1 – Gestão dos Ativos Intangíveis

Trabalho apresentado para conclusão de dependência de NP1 da matéria do 6º Semestre Gestão dos Ativos intangíveis do Curso de Administração da Universidade Paulista - UNIP.

Sorocaba

2013

A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.

Marcel Proust

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1. QUESTÕES NP1 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz uma série de 10 questões relativas a NP1 da matéria de Gestão dos Ativos Intangíveis.

As questões estão disponibilizadas com a alternativa correspondente seguida de suas justificativas.

A matéria de Gestão dos Ativos Intangíveis consiste em mostrar as diversas formas de conhecimento (Capital), Capital Humano, Capital Estrutural ou Organizacional e o Capital do Cliente ou de Relacionamento.

1. Questões NP1

 Questão 1 – Nos antecedentes da Gestão do Conhecimento, vimos que o conceito de conhecimento e trabalho sofreu modificações ao longo de distintos períodos: durante o período da revolução agrícola, durante as três fases da revolução industrial e durante o período da revolução da informação. Identifique a qual desses períodos correspondem as seguintes características: (1) divisão social vista com naturalidade; (2) trabalho para o bem comum, sem usura; (3) o mestre ensina o trabalho ao aprendiz; (4) status rigidamente definido; (5) trabalho e conhecimento tratados de forma rígida, sem dar lugar à iniciativa. Assinale a alternativa correta:

Alternativa A.

Justificativa: Na época da Revolução Agrícola tudo era mais muito mais complexo, já que o individuo era responsável por todas as etapas do processo, como Zavattaro (2003) citou, as pessoas não estavam acostumadas com grandes mudanças. Até 1750 usava-se uma estrutura muito mais flexível que hoje. O ser humano atual busca a cada dia situações novas, principalmente os jovens da geração Y.

 Questão 2 – Embora o conhecimento tenha sido o propulsor da evolução humana, a gestão do conhecimento nas organizações passou a ser discutida mais objetivamente, como tema isolado e sistematizado, a partir (assinale a alternativa correta):

Alternativa C

Justificativa: Hoje as organizações buscam cada dia mais, os melhores profissionais. Por isso existem pessoas especialista em buscar no mercado profissionais competentes, os chamados HeadHunters. O conhecimento passou a ser um diferencial para as novas contratações. No inicio da Revolução Industrial, o que importava era buscar no “mercado” os mais habilidosos. No modelo de hoje os colaboradores buscam uma maior participação nas empresas. Por isso, as empresas que tiverem os melhores profissionais é que irão fazer a diferença no mercado. Assim Peter Drucker já falava “O papel do capital na economia, hoje, está sendo desempenhado pelo conhecimento. A Revolução Industrial aplicou o conhecimento às máquinas, a revolução da produtividade de Frederick Taylor aplicou conhecimento ao trabalho e a revolução gerencial de meados do século 20 aplicou conhecimento ao conhecimento”.

 Questão 3 – A Revolução Industrial foi dividida em três períodos: 1ª Revolução Industrial (1750-1900), 2 ª Revolução Industrial (1900-1950) e 3ª Revolução Industrial (1950-1990). A 2ª Revolução é caracterizada pela produção em massa e pelo crescimento do parque industrial. Nessa fase predomina:

I. O pensamento mecanicista.

II. A separação entre o trabalhador e os meios de produção.

III. A visão de que o trabalho se volta para o bem comum.

Assinale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com