TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Controle Da Informação Em Logística

Artigos Científicos: Gestão E Controle Da Informação Em Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão e controle da informação em Logística

Curso: Tec Gestão em Logística

Professor:

Nome do aluno:

Data: 19/08/2011

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Faça a leitura da reportagem “Mais ágeis e mais lucrativas” disponível em http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0878/noticias/mais-ageis-e-mais-lucrativas-m0113486 e na Midiateca da disciplina, em seguida elabore uma análise crítica com quatro parágrafos, levando em consideração os itens abaixo. (3,0 pontos)

•No primeiro parágrafo descreva como os elementos DADO e INFORMAÇÕES são obtidas e como são transformados em conhecimentos úteis às empresas apresentadas na reportagem;

•No segundo parágrafo descreva como, dentre as empresas citadas, a que apresenta melhor sistema logístico;

•No terceiro parágrafo diga como a tecnologia da informação dá suporte aos processos logísticos das empresas citadas na reportagem;

•No quarto parágrafo comente sobre a tipologia dos sistemas utilizados pelas empresas citadas.

Resposta:

Parágrafo 1: Os dados utilizados pelas empresas são obtidos através da prática de coleta de dados in loco pelos colaboradores operacionais (exemplo motoristas da Martins informam dados das estradas que viram informações para planejamento das rotas de entrega), análise da demanda de mercado e fornecedores, bem como uso de tecnologia para transformar os dados de venda em informações (exemplo Wal-Mart). Com base nestes dados é possível gerar informações que servem como base para reduzir ou aumentar o fornecimento de mercadorias para uma determinada região, por exemplo.

Parágrafo 2: As 3 empresas apresentam processos logísticos bem definidos e produtivos, conforme podemos analisar na reportagem. Porem, em minha opinião, a empresa que o melhor sistema logístico (no ponto de vista de sistema software e não processos e complexidade), é a empresa Wal-Mart, pois utiliza recursos tecnológicos de ponta conseguindo obter um melhor planejamento da sua cadeia logística. Com um melhor planejamento, certamente teremos melhores níveis de produtividade, nível de serviço e custos (operacionais e varejo).

Parágrafo 3: A utilização de recursos tecnológicos e sistemas integrados de gestão, desenvolvidos para integrar e controlar todos os processos da cadeia de suprimentos é o diferencial apresentado pelas empresas nesta reportagem. Este suporte e integração são demonstrado nos processos de captação de pedidos com handhelds no Martins, sistema que permite uma logística enxuta na Dell e a tecnologia RFID que trouxe maior controle e agilidade nos processos do Wal-Mart.

Parágrafo 4: Os principal sistema utilizado pelas empresas na reportagem são os sistemas de processamento de transações, pois abordam soluções para problemas de rotinas e apresentam tipologia que interagem com o ambiente (aberto), atendem um determinado propósito (artificiais) e por conceitos e teorias obtidas através das informações geradas pelos dados obtidos (abstratos). Também podemos observar traços do sistema de suporte gerencial nas tomadas de decisões junto aos fornecedores, como no caso exemplificado do Wal-Mart.

2. Nesta disciplina estudamos a importância dos sistemas de informações logísticas como forma de a empresa agregar valor dos produtos comercializados, com os participantes da cadeia de suprimentos atuando de forma coordenada e integrada de maneira estratégica.

Diante desta introdução faça a litura da reportagem sobre o CD das Casas Bahia, disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/um-tour-pela-casas-bahia-m0075268 e em seguida faça uma pesquisa sobre e-Commerce e produza um texto com um mínimo de 20 linhas contendo considerações sobre: (3,0 pontos)

a) A contribuição dos sistemas de informações logísticas no processo de distribuição em ambos os casos;

Os sistemas de informação logísticos estão evoluindo exponencialmente, em ambos os cenários, em velocidade e capacidade de armazenamento das informações, gerando simultaneamente reduções significantes de custos e espaço (maior produtividade com menor custo). À medida que a tecnologia da informação prossegue sua trajetória de continua evolução, vão surgindo várias inovações que influenciam as operações logísticas e as aprimoram cada vez mais.

Na realização da reportagem do CD das Casas Bahia (2002) até a data de hoje (2011), tivemos uma grande evolução dos processos logísticos (alavancadas pelos sistemas de informações logísticas), onde o sistema de gestão de estoque (WMS) utilizado no momento da realização da entrevista, certamente está ultrapassado pelas modernas linhas de separação utilizadas na logística do e-commerce (ex. picking by light e voice picking).

b) O papel dos sistemas de informações na interface com o cliente no comércio eletrônico e como ocorre esta interface;

Os sistemas de informações logísticas são fatores fundamentais no processo do e-commerce, pois é ele quem passa e garante a credibilidade da loja virtual. Diferente da compra tradicional in loco (em uma loja), quando é realizado uma compra em um site, toda a cadeia de suprimentos está sob responsabilidade da loja virtual, o que exige sistemas de gestão dos processos com uma grande interação com todos os envolvidos (cadeias de suprimento e cliente). A interface dos sistemas logísticos ocorre em todas as etapas do processo, desde o momento da realização da compra (saldo em estoque, custo de frete), passando pelo processo de entrada e expedição do pedido (aprovação, separação, conferência, qualidade), até o momento do transporte (tracking, confirmação de entrega). Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com