TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Educacional

Trabalho Universitário: Gestão Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Educacional

A ação de planejar faz parte da vida humana, pois em nosso dia a dia enfrentamos diversas situações que exigem um planejamento, o simples pensar, imaginar não deixa de ser uma forma de planejamento. Mas o que é o planejamento?

Segundo o Dicionário Eletrônico Aurélio, planejamento é a ação ou efeito de planejar. Plano de trabalho pormenorizado. Função ou serviço de preparação do trabalho.

Verifica-se que planejar é tomar decisões e que o planejamento sempre está em processo de mudança constante, portanto, em evolução e readaptação, uma vez que não é um processo estático, que pode a todo o momento ter seus objetivos redefinidos com vistas a atender as necessidades humanas atuais.

No caso do planejamento educacional são várias as definições, para Menegola e Sant’Anna (2001, p. 25):

“Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque educação não é o processo, cujos resultados podem ser totalmente pré-definidos, determinados ou pré-escolhidos, como se fossem produtos de correntes de uma ação puramente mecânica e impensável. Devemos, pois, planejar a ação educativa para o homem não impondo-lhe diretrizes que o alheiem. Permitindo, com isso, que a educação, ajude o homem a ser criador de sua história.”

Dentro do planejamento educativo há a necessidade de elaboração do projeto político pedagógico da escola que deve ser elaborado, nos moldes da gestão democrática, com a participação de toda comunidade escolar e também nele se insere vários outros tipos de planejamento: de ensino e curricular.

Nesse ponto, focaremos o nosso estudo no planejamento curricular e para falarmos desse tipo de planejamento, primeiro se faz necessário definir a palavra currículo, que é uma palavra que pode variar muito o seu significado a depender do sentido que se queria dar, segundo Moreira (2007) são as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes.

Para COLL (1997):

“o currículo pode ser entendido como um projeto que preside as atividades educativas escolares define suas intenções e proporciona guias de ação adequados e úteis aos professores, que são diretamente responsáveis por sua execução. Para isso o currículo fornece informações concretas sobre o que ensinar,quando e como ensinar e sobre o que, como e quando avaliar”.

Logo, o currículo é um projeto pedagógico que traz em seu bojo os objetivos da ação educacional, o qual propõe ações para se atingir esses objetivos. Ele seleciona o que é possível ensinar, o que se vai ensinar, bem como quando avaliar. Ele reflete uma concepção da sociedade atual, da educação que se pretende ensinar e sua visão está ligada ao conjunto de atividades que serão desenvolvidas no processo educativo.

Vale lembrar que o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) estabelece as diretrizes gerais da administração pública no tocante a educação brasileira, mas ele é flexível, pois cada gestor pode adequar as diretrizes ali contidas com base na sua realidade regional e local.

E é com base no projeto pedagógico (que deve ser elaborado com participação coletiva), na análise do contexto regional, nas diretrizes curriculares e na prática docente, que a escola elabora o projeto curricular que tem como finalidade: aumentar a coerência da prática pedagógica; melhorar a competência docente e adequar ao contexto da escola, as orientações emanadas dos órgãos centrais.

É, então, muito importante que a escola elabore seu currículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com